28 maio 2011

TCU cobra plano de mobilidade ao Governo

O Tribunal de Contas da União (TCU) deu um prazo de 90 dias para que a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades, pasta comandada pelo deputado Mário Negromonte (PP-BA), envie um plano de ação com as medidas que devem ser adotadas para resolver os problemas de mobilidade urbana das grandes cidades do país.

O plano também deve identificar os responsáveis para cada ação e as justificativas, no caso da impossibilidade de implantação dos projetos.

O relatório do também baiano ministro Aroldo Cedraz, ex-deputado federal carlista, foi aprovado nesta quinta-feira (25) pelo pleno do TCU e é resultado de uma auditoria realizada em 2010 nos municípios com mais de 100 mil habitantes.

O objetivo da pesquisa foi avaliar a questão da mobilidade urbana nas grandes cidades, especialmente em função de eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014. Salvador, uma das 12 sedes da Copa e das 53 cidades avaliadas pelo TCU, será um dos grandes abacaxis a serem descascados. A capital baiana está às voltas com a escolha do modal de transporte a ser utilizado em algumas das principais vias da cidade, o que tem suscitado discussões principalmente nos meios político e empresarial

Arquivo INFOTRANSP