21 maio 2011

Ruas de Novo Hamburgo recebem 34 veículos novos por dia


Nos quatro primeiros meses desse ano, 4.085 carros foram emplacados na cidade.


 
São 239 mil habitantes, mais de 123 mil carros e um sistema viário que parou no tempo há quase 40 anos. O resultado dessa mistura é o caos na área central do Município nos horários de pico. Enfrentar o mar de veículos nas Avenidas Nações Unidas e Pedro Adams Filho ou escapar da tranqueira da Rua Joaquim Nabuco é o desafio que a maioria dos motoristas hamburguenses enfrenta diariamente entre 17h30 e 19 horas. E se muitos estão com a sensação de que a cada dia a mobilidade diminuiu e o congestionamento aumenta, os números mostram que essa é a pura realidade.

Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de 1.º de janeiro a 30 de abril o saldo de veículos emplacados na cidade foi de 4.085. É como se a cada mês chegassem a Novo Hamburgo 1.021 novos veículos, o que por dia representa 34 unidades. Diante disso, a Diretoria de Trânsito (Ditran) prepara um pacote de mudanças na sinalização da cidade, que deve entrar em vigor em dois meses. Na mira da Ditran estão as conversões à esquerda e os semáforos de três e quatro tempos, que praticamente deverão sumir da região central.

Drible as tranqueiras

Para os técnicos encarregados de planejar e organizar o trânsito de Novo Hamburgo, os inconvenientes provocados pelas obras podem ser driblados com um pouco de compreensão por parte da população, além do uso de meios alternativos de transporte.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana Danilo Oliveira da Silva, defende o uso de outros trajetos para escapar dos congestionamentos. “Precisamos criar novos hábitos de circulação”, reforça.

ROTAS ALTERNATIVAS

Silva cita que os moradores dos bairros Boa Saúde e Petrópolis podem usar a Rua Rincão ao invés da José do Patrocínio para chegar à área central. Outra dica é para os moradores do bairro Santo Afonso, que devem evitar a Avenida Nações Unidas e preferir vias como a Guia Lopes, a Doutor Maurício Cardoso e a Marcílio Dias. “Os percursos podem até ser mais longos, mas evita passar pela tranqueira”, justifica. Já para estacionar, a recomendação é para que os motoristas optem pelas vagas disponíveis, mesmo que estejam afastadas do destino. O restante do caminho pode ser feito a pé.

VOCÊ SABIA?Em São Leopoldo, por exemplo, são 17 novos carros por mês, a metade de Novo Hamburgo. Já em Canoas, que tem 84 mil habitantes a mais que Novo Hamburgo, entram por dia 30,5 carros. No Estado, até abril passado, foram 92.277 novos emplacados. A frota de automóveis no Rio Grande do Sul é de 2.952.990 e a frota total 4.803.392 veículos. Os carros representam 62,6% de toda a frota de veículos.

É preciso conscientização

Para o diretor de Trânsito Júlio Marcelino dos Santos, mesmo com a implantação da linha do trem e o novo sistema de transporte coletivo, que entra em vigor em 2012, o número de pessoas que utilizar o carro para se locomover não deve diminuir. “É preciso muita conscientização. Isso não é de uma hora para outra”. Ele também confirma que os funcionários da Prefeitura estão prontos para ouvir muitas reclamações. “Sabemos que muitos vão chiar quando a sinalização mudar, daqui a dois meses.”

Proporção de 1 para 2

De acordo com o Detran, para cada 100 habitantes há 51,1 veículos em Novo Hamburgo. É o chamado índice de motorização. Em sete anos, esse percentual cresceu 45,5%. É como se metade da população tivesse um carro na garagem.

Mudanças à vista

Há 20 dias a Prefeitura contratou o engenheiro de trânsito Adalberto Winck, que está elaborando um estudo sobre mudanças de sinalização. A primeira delas é extinção de 90% das conversões à esquerda na área central. Dessa forma, os veículos que precisarem cruzar as vias terão de fazer a volta no quarteirão, semelhante ao que ocorre hoje em São Leopoldo.

Além disso, as sinaleiras de três ou quatro tempos serão reprogramadas. Quando a mudança entrar em vigor, o ciclo de funcionamento do semáforo, que antes era dividido por três ou quatro, será divido por dois. Dessa forma, haverá mais tempo para o condutor passar o sinal e a fluidez do trânsito deve aumentar. Essas modificações também deverão auxiliar na implantação das novas linhas de ônibus no ano que vem.

http://www.diariodecanoas.com.br/transito/321665/ruas-de-novo-hamburgo-recebem-34-veiculos-novos-por-dia.html

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