Nos quatro primeiros meses desse ano, 4.085 carros foram emplacados na cidade.
São 239 mil habitantes, mais de 123 mil carros e um sistema viário que parou no tempo há quase 40 anos. O resultado dessa mistura é o caos na área central do Município nos horários de pico. Enfrentar o mar de veículos nas Avenidas Nações Unidas e Pedro Adams Filho ou escapar da tranqueira da Rua Joaquim Nabuco é o desafio que a maioria dos motoristas hamburguenses enfrenta diariamente entre 17h30 e 19 horas. E se muitos estão com a sensação de que a cada dia a mobilidade diminuiu e o congestionamento aumenta, os números mostram que essa é a pura realidade.
Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de 1.º de janeiro a 30 de abril o saldo de veículos emplacados na cidade foi de 4.085. É como se a cada mês chegassem a Novo Hamburgo 1.021 novos veículos, o que por dia representa 34 unidades. Diante disso, a Diretoria de Trânsito (Ditran) prepara um pacote de mudanças na sinalização da cidade, que deve entrar em vigor em dois meses. Na mira da Ditran estão as conversões à esquerda e os semáforos de três e quatro tempos, que praticamente deverão sumir da região central.
Drible as tranqueiras
Para os técnicos encarregados de planejar e organizar o trânsito de Novo Hamburgo, os inconvenientes provocados pelas obras podem ser driblados com um pouco de compreensão por parte da população, além do uso de meios alternativos de transporte.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana Danilo Oliveira da Silva, defende o uso de outros trajetos para escapar dos congestionamentos. “Precisamos criar novos hábitos de circulação”, reforça.
ROTAS ALTERNATIVAS
Silva cita que os moradores dos bairros Boa Saúde e Petrópolis podem usar a Rua Rincão ao invés da José do Patrocínio para chegar à área central. Outra dica é para os moradores do bairro Santo Afonso, que devem evitar a Avenida Nações Unidas e preferir vias como a Guia Lopes, a Doutor Maurício Cardoso e a Marcílio Dias. “Os percursos podem até ser mais longos, mas evita passar pela tranqueira”, justifica. Já para estacionar, a recomendação é para que os motoristas optem pelas vagas disponíveis, mesmo que estejam afastadas do destino. O restante do caminho pode ser feito a pé.
VOCÊ SABIA?Em São Leopoldo, por exemplo, são 17 novos carros por mês, a metade de Novo Hamburgo. Já em Canoas, que tem 84 mil habitantes a mais que Novo Hamburgo, entram por dia 30,5 carros. No Estado, até abril passado, foram 92.277 novos emplacados. A frota de automóveis no Rio Grande do Sul é de 2.952.990 e a frota total 4.803.392 veículos. Os carros representam 62,6% de toda a frota de veículos.
É preciso conscientização
Para o diretor de Trânsito Júlio Marcelino dos Santos, mesmo com a implantação da linha do trem e o novo sistema de transporte coletivo, que entra em vigor em 2012, o número de pessoas que utilizar o carro para se locomover não deve diminuir. “É preciso muita conscientização. Isso não é de uma hora para outra”. Ele também confirma que os funcionários da Prefeitura estão prontos para ouvir muitas reclamações. “Sabemos que muitos vão chiar quando a sinalização mudar, daqui a dois meses.”
Proporção de 1 para 2
De acordo com o Detran, para cada 100 habitantes há 51,1 veículos em Novo Hamburgo. É o chamado índice de motorização. Em sete anos, esse percentual cresceu 45,5%. É como se metade da população tivesse um carro na garagem.
Mudanças à vista
Há 20 dias a Prefeitura contratou o engenheiro de trânsito Adalberto Winck, que está elaborando um estudo sobre mudanças de sinalização. A primeira delas é extinção de 90% das conversões à esquerda na área central. Dessa forma, os veículos que precisarem cruzar as vias terão de fazer a volta no quarteirão, semelhante ao que ocorre hoje em São Leopoldo.
Além disso, as sinaleiras de três ou quatro tempos serão reprogramadas. Quando a mudança entrar em vigor, o ciclo de funcionamento do semáforo, que antes era dividido por três ou quatro, será divido por dois. Dessa forma, haverá mais tempo para o condutor passar o sinal e a fluidez do trânsito deve aumentar. Essas modificações também deverão auxiliar na implantação das novas linhas de ônibus no ano que vem.
http://www.diariodecanoas.com.br/transito/321665/ruas-de-novo-hamburgo-recebem-34-veiculos-novos-por-dia.html