30 maio 2011

AEAMESP disponibiliza estudo técnico sobre “evolução e tendências na implantação e financiamento dos sistemas de transporte público sobre trilhos” .

A AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô - está disponibilizando aos interessados, estudo técnico – que encaminhamos em anexo - abordando tópicos sobre a “evolução e tendências na implantação e financiamento dos sistemas de transporte público sobre trilhos”.
 
No estudo, os autores Bernardo Guatimosim, Karin van de Bilt e Georges Bianco Darido analisam casos selecionados de programas e instrumentos institucionais para financiamento de transporte público sobre trilhos observados em países industrializados e emergentes e confrontados com a realidade brasileira. Em anos recentes o Brasil passou a figurar como uma das principais potências emergentes a competir de forma intensiva na atração de investimentos externos.
 
Os investimentos na rede de transporte público sobre trilhos têm atraído crescente interesse em todo o mundo devido a razões que abrangem desde o encarecimento do transporte individual com a alta nos preços de combustível nos países de economia avançada, até a expansão deliberada da rede de transporte público como medida anticíclica. Além disto, esses
investimentos constam obrigatoriamente do elenco de medidas para mitigação dos problemas ambientais decorrentes dos crescentes congestionamentos.
 
No Brasil, a participação do modo rodoviário (automóvel, moto e ônibus) na matriz de transporte urbano atingiu 55,7%, em 2008. A metrópole de São Paulo apresenta características e problemas comuns a ambos os modelos citados acima.
 
O modelo já consolidado de cidade espraiada e altamente dependente do transporte individual convive com a necessidade de promover a mobilidade eficiente da população de baixa renda que é cativa do transporte público. Entretanto, os investimentos em sistemas de transporte urbano sobre trilhos vêm se mostrando aquém da real necessidade das grandes metrópoles brasileiras, de acordo com os investimentos planejados em nível federal, estadual e municipal.
 
Conclusões e recomendações deste estudo são destinadas a estabelecer instrumentos e critérios para financiamento e contratação de projetos de sistemas de transporte que fortaleçam investimentos e o planejamento racional do setor.
 

Arquivo INFOTRANSP