Serão 520 equipamentos que possibilitarão comunicação remota com o Centro de Operações
Ao todo, serão 520 equipamentos que possibilitarão comunicação remota e em tempo real dos dispositivos instalados em campo com o Centro de Operações Rio. Dessa forma, a expansão do controle passará de 55% para 80% dos cruzamentos da cidade.
Em 2010 a CET-Rio já havia adquirido a tecnologia para 58 cruzamentos. Na ocasião foram atendidos os principais corredores viários de Campo Grande e Bangu, zona oeste e Ilha do Governador e Realengo, zona norte da cidade.
Na nova remessa, serão atendidos os bairros de Jacarepaguá, Ramos, Bonsucesso, Olaria, Penha, Penha Circular, Vila da Penha, Vicente de Carvalho, Brás de Pina, Irajá e Madureira. Visando ainda garantir a fluidez do trânsito durante os V Jogos Mundiais Militares que acontecerão em julho deste ano, os bairros da Vila Militar, Deodoro, Marechal Hermes, Sulacap, Magalhães Bastos e Campo dos Afonsos também serão atendidos.
Segundo os cálculos da CET-Rio, adotando a tecnologia wireless (sem-fio) ainda são economizados cerca de R$ 100,00 por cada metro de rede física de comunicação que seria implantada, evitando intervenções com obra civil e além de eliminar o problema do furto de cabos metálicos.
Para os próximos bairros contemplados estima-se que a economia com implantação chegue a mais de R$ 20 milhões.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/cet-rio-gasta-r-7-milhoes-com-sinais-de-transito-que-utilizam-tecnologia-sem-fio-20110524.html