24 maio 2011

CBTU vai aumentar número de viagens dos trens urbanos

As estações de trem urbano de Natal registraram aumento na movimentação durante todo o dia de ontem. Para resolver o problema da demanda excedente a CBTU anunciou que o sistema de trens funcionará, a partir de hoje com três viagens extras. De acordo com o gerente de comunicação da CBTU, Raphael Albuquerque, a medida foi pensada para auxiliar a população em quanto durar a greve dos rodoviários. As mudanças incluem duas viagens para a Linha Norte (Natal/Ceará-Mirim) e uma para a Linha Sul (Natal/Parnamirim). “Da Linha Norte sairá um carro às 09h44 com destino a Nordelândia e, posteriormente, às 11h12, seguirá com destino a Ceará-Mirim. No turno da noite, sairá às 18h30 outro trem de Natal para Nordelândia e em seguida, às 19h58, irá para Ceará-Mirim. Já na Linha Sul, o trem extra sairá de Natal às 10h, com destino a Parnamirim”, explicou.

O trem foi visto como alternativa para fugir dos congestionamentos e da carência de ônibus, devido à greve de ônibus. Nas primeiras horas da manhã, a população transformava a estação de Soledade em um verdadeiro formigueiro. A empregada doméstica Renata Gomes, 50 anos, cansou de esperar o ônibus, que demorava a passar e quando passava, estava lotado. “Vale mais a pena vir pra cá esperar o trem do que ficar na parada. Todos os ônibus que passavam estavam muito lotados”, disse Renata, que tinha como destino o bairro do Alecrim.

A demora pelo transporte coletivo desanimava os passageiros a seguir caminho. A empregada doméstica Elizabeth Nascimento, 42 anos, pretendia fazer compras no bairro do Igapó, mas estava prestes a retornar para casa. “Já vim do Santarém para cá (Soledade I) e mesmo assim não passa um ônibus”, disse a mulher que queria embarcar na linha 73 ou então voltaria para casa no Soledade II.

Tarde

No final da tarde, também houve um grande aumento de fluxo de passageiros na Estação Ferroviária da Ribeira, por onde passam diariamente 9 mil pessoas. Acostumado a andar de ônibus, o auxiliar de mecânico João Batista de Miranda decidiu trocar o transporte pelo trem após chegar com mais de uma hora de atraso ao trabalho. “A greve prejudica demais o trabalhador, para evitar novos atrasos vou optar pelo trem, mesmo a estação ficando muito mais distante da minha casa do que a parada. É o jeito”, disse, conformado.

Confira o itinerário completo dos trens aqui: http://www.cbtu.gov.br/sistemas/nat/linhas.htm

http://tribunadonorte.com.br/noticia/cbtu-vai-aumentar-numero-de-viagens-dos-trens-urbanos/182339

Arquivo INFOTRANSP