25 maio 2011

Governo anuncia federalização de BRs e define 100 prioridades


O governador Wilson Martins participou de encontro com conselheiros do Plano Plurianual na manhã de hoje (25). 

 

Em reunião com conselheiros do Plano Plurianual na manhã de hoje (25), o governador Wilson Martins confirmou a federalização da BR-135, BR-324, BR-235 e BR-222. Segundo ele, "a federalização vai diminuir distâncias e fazer economia".

A BR-135 está na divisa Maranhão/Piauí, com 38 Km entre Guadalupe e Jerumenha; a BR-324 está na divisa Maranhão/Piauí, 183 Km entre Ribeiro Gonçalves/Uruçuí/Bertolínia); já a BR-235 fica entre Gilbués e Santa Filomena; e a BR 222.A obra da BR- 235 foi licitada e custa R$ 50 milhões. As licenças ambientais foram liberadas. Está havendo confusão na federalização da BR 222, entre Piripiri e Matias Olímpio.


O anúncio foi feito durante o encontro para definição do Plano Plurianual, entre 2012 a 2015. O governador participou de reunião com os conselheiros dos territórios para definir as prioridades. Na a infraestrutura, o governador incluiu o metrô de Teresina, o rodoanel, a ferrovia Teresina/Palmeirais, e o prolongamento do metrô para Altos e Timon.

Além disso, será prioridade o rebaixamento dos trilhos nas proximidades da Ponte Wall Ferraz, para dar fluidez no trânsito.

No plano foram definidas cerca de 100 obras prioritárias na área de infraestruta de estradas, pontes, rodovias, ferrovias, porto, aeroporto, duplicação de vias.

Na saúde estão combate ao crack e outras drogas e a construção do Hospital Materno-Infantil e do Adolescente. O plano contempla ainda as áreas de geração de emprego e renda, energia, meio ambiente e segurança (implantação do Ronda Cidadão em toda Teresina e outros municípios com mais de 40 mil habitantes).

Esporte

O governador definiu como prioridade a reforma do ginásio Verdão, construção do Centro Olímpico de Teresina, da Vila Olímpica de Parnaíba e de um centro esportivo em cada território do Estado.

Arquivo INFOTRANSP