21 maio 2011

SuperVia investe em proteção automática de trens com sistema comprovado da Bombardier .

A SuperVia assinou um acordo com a Bombardier para o fornecimento de um sistema que reduzirá para metade o intervalo de circulação entre trens, garantindo total segurança nos 5 ramais da malha ferroviária metropolitana do Rio de Janeiro, que contempla 225 quilômetros de trilhos e 89 estações. Com o novo sistema será possível oferecer aos passageiros trens a cada 3 minutos no ramal entre as estações Central do Brasil e Deodoro.
 
As obras começam em junho deste ano e a previsão é que o sistema entre em funcionamento em novembro de 2012, no ramal Deodoro. Até julho de 2013, todos os ramais estarão operando com o equipamento: ramal Japeri (janeiro/2013), ramal Santa Cruz (março/2013), ramal Saracuruna (maio/2013), ramal Belford Roxo (julho/2013).
 
 
O novo sistema de proteção, conhecido por ERTMS de nível 1, segue o padrão europeu de gerenciamento de tráfego ferroviário e permite gerir automaticamente o intervalo de segurança entre trens, eliminando a falha humana, uma vez que, caso o maquinista não siga uma instrução de parada, dada por um sinal vermelho, ou de redução de velocidade, o sistema atua, frenando automaticamente o trem.
 
Além disso, associado à funcionalidade do gerenciamento central do tráfego ferroviário será possível controlar a velocidade dos trens em circulação, incrementando assim a capacidade de transporte da linha, e colocando a segurança em um nível máximo.
 
Para João Gouveia, Diretor de Operações da SuperVia, “Esse sistema de proteção é um dos elementos fundamentais no conjunto das iniciativas que a SuperVia está implementando para atingir o objetivo principal a que se propôs, chegar em 2015 transportando diariamente 1 milhão de passageiros, com segurança, rapidez, confiabilidade, conforto e simpatia”. A SuperVia escolheu a Bombardier para o fornecimento desse sistema ERTMS, entre outros critérios, pelo fato de a empresa ser, hoje, líder mundial no seu desenvolvimento.
 
A Bombardier tem, atualmente, mais de 2.500 trens e 11.000 quilômetros de linhas protegidas com o seu sistema em todo mundo, o que representa 28% do mercado global.
 
André Guyvarch, Presidente da Bombardier no Brasil, afirmou, “Estamos muito orgulhosos da confiança que a SuperVia está depositando na Bombardier. Vamos implementar esse projeto dentro do prazo e com a alta qualidade que habitualmente caracteriza nossos sistemas de sinalização instalados em todo o mundo.”
 
A Bombardier é hoje responsável por muitos dos principais sistemas de sinalização do mundo, em redes de metrô e de trens de cidades como Madrid, na Espanha, São Francisco, nos Estados Unidos, Guangzhu, na China, Bombaim, na India, entre muitos outros. No Brasil, a Bombardier se encontra em fase de grande expansão de suas atividades em geral e dos seus sistemas de sinalização em particular. Esse novo projeto da SuperVia vai permitir à Bombardier ampliar sua presença ao estado do Rio de Janeiro.
 
Sobre a Bombardier Transportation no Brasil
 
A Bombardier investe nesse momento significativamente no Brasil, sendo hoje uma das principais empresas da indústria ferroviária nacional. O plano de investimentos iniciado em 2009 prevê triplicar o número de funcionários, até atingir em 2012 um quadro de 600 pessoas, quadruplicar o seu espaço industrial na Hortolândia, onde além de reforma de trens passa a dispor de capacidade de fabricação de veículos novos e instalou um centro de engenharia para melhor apoiar o desenvolvimento da ferrovia no país. Também será significativamente ampliado o número de empresas suas fornecedoras no Brasil. A empresa possui escritórios centrais em São Paulo, uma unidade industrial e um centro de engenharia em Hortolândia, Campinas, e opera ainda em dois centros de manutenção de frotas.
 
Sobre a SuperVia
 
Desde 1º de novembro de 1998 a SuperVia opera o serviço de trens urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. No decorrer desses 12 anos de atuação, os fluminenses observam as melhorias que vieram a partir da concessão. Até 2010 foram investidos R$ 600 milhões, distribuídos em melhorias na infraestrutura, reformas nas estações e implantação do sistema de bilhetagem eletrônica. Diariamente, cerca de 540 mil pessoas deslocam-se para os destinos atendidos pela empresa, que possui 89 estações, distribuídas em 11 municípios do estado: Rio de Janeiro; Duque de Caxias; Nova Iguaçu; Nilópolis; Mesquita; Queimados; São João de Meriti; Belford Roxo; Japeri; Paracambi; Magé.
 
Sobre a Bombardier
 
Fabricante líder mundial de soluções inovadoras de transporte, desde aviões regionais e jatos particulares a equipamentos de transporte ferroviário, sistemas e serviços. A Bombardier Inc. é uma corporação global com sede no Canadá, e sua receita no ano fiscal encerrado em 31 de janeiro de 2011 foi de 17.700 milhões de dólares. A companhia negocia suas ações no mercado de valores de Toronto (BBD).
 

Arquivo INFOTRANSP