24 maio 2011

Site mostra o que as pessoas escutam com fones no metrô

Nessa foto, Rebecca, com seus fones de iPod, ouve Good Intentions Paving Company, de Joanna Newsom
A estudante de relações internacionais Rebecca Raia sempre teve muita curiosidade em saber o que tanto as pessoas escutam com seus fones no metrô. Por isso, criou o Metro Phones, um Tumblr onde mostra o que os passageiros ouvem enquanto estão se locomovendo. Além da cara de pau para abordar as pessoas, ela se arrisca a pedir para tirar uma foto. No fim, ela engata o maior papo sobre música com os passageiros.

A paulistana de 21 anos, que viveu dos quatro aos 18 anos nos Estados Unidos, diz que passa ao menos uma hora e meia dentro do metrô todos os dias. E abomina quem costuma escutar música alta sem fones por aí. “Não deveria ser lei, é bom senso.” Confira uma entrevista sobre o projeto:

*De onde veio a ideia do Tumblr?



Pego metrô todo dia, não dirijo aqui porque não sei usar as marchas, nos Estados Unidos aprendi com carro automático. E também prefiro o metrô, já tem muito carro no mundo.

* O que acha das pessoas que escutam música alta sem fones no metrô?

Não sei se é uma forma de expressar seu sentimento. Tipo, amo tanto que quero que todo mundo ouça. Mas tenho quase certeza que não é isso, acho que é uma super falta de educação. É uma coisa de bom senso, não deveria ser lei.

* A moda dos fones grandes vai pegar por aqui?

Com certeza, parte do motivo que ouvíamos com fones discretos, era o medo de ser roubado. Agora os aparelhos estão muito mais comuns, então acho que possibilita que as pessoas se expressem, sejam menos discretas. Eles são bons também porque o metrô e cidade são bem barulhentos, têm melhor isolamento sonoro.

* Que tipo de fone você usa?
Desde que comecei o Metro Phones, passei por sete fones, estão todos quebrados. Agora quero comprar um bom, grande, parece ser mais durável.

*Não acha que os fones isolam as pessoas umas das outras e do que acontece ao redor?


Acho que não, talvez eu seja muito cara de pau. Porque sempre quis perguntar o que as pessoas estavam ouvindo, agora tenho motivo para isso. Fiz muitos amigos assim. Gosto é muito pessoal, quando você, cria um vínculo, a pessoa divide algo da vida dela.
O blog, na verdade, está em um período de adaptação, agora estou sozinha, ainda estou descobrindo como vai ser a rotina nova, porque não tenho tanto tempo, mas tento fazer uma foto por dia. Depois quero ampliar, fazer um Metro Books [para saber que as pessoas estão lendo no transporte público] e o outro Metro Reflections, que vai ser um projeto de colaboração, a pessoa vê seu reflexo nos vidros da cidade, fotografa e envia. São muitas coisas, por isso tenho dificuldade.

* Você usa metrô todo dia?
Surgiu de uma conversa com um amigo – que começou comigo o site e deixou agora para fazer uma coisa mais ambiciosa. Ela veio da dúvida: o que a pessoa está ouvindo no metrô. Gosto do Tumblr, acho uma forma muito dinâmica de compartilhar informação. Começamos em janeiro e logo pegou na mídia, o efeito foi tão bom que começamos a migrar para outros veículos, temos Twitter e Facebook.

* Você faz tudo sozinha?

Arquivo INFOTRANSP