26 maio 2011

Alstom firma parceria com Nexans para interconexão elétrica submarina Malta-Sicília .

A Alstom Grid e a Nexans Norway AS anunciaram a assinatura de um contrato turnkey para o interconector elétrico submarino de corrente alternada em alta tensão (HVAC) entre Malta e Sicília. O cliente final é a enemalta Corporation, empresa de geração, transmissão e distribuição de energia de Malta.

Na extremidade da interconexão em Malta, a Alstom Grid – pré-qualificada como subcontratada indicada para a Nexans – fornecerá a Subestação Isolada a Gás (GIS) de 220/132 kV. Essas subestações são mais compactas e com menor impacto ambiental que as tradicionais Subestações Isoladas a Ar (AIS). O escopo de fornecimento da Alstom Grid inclui todos os componentes da subestação*: transformadores, comutadores, equipamentos de proteção e controle de suas linhas PACiS e MiCOM, equipamentos auxiliares e de baixa tensão, bem como obras civis e de construção.
 
Na extremidade da interconexão HVAC na Sicília, a Alstom Grid reforçará os equipamentos de subestação existentes para apoiar a conexão com a nova subestação em Malta. O contrato inclui entrega de equipamentos e construção de um reator de derivação, bem como equipamentos de proteção e controle (PACiS, MiCOM) na subestação de Ragusa em TERNA, na Sicília.
 
“Recebemos um excelente e proativo suporte da equipe da Alstom Grid durante as fases de pré-qualificação, proposta e negociação. Sua sólida reputação e oferta orientada à solução nos ajudaram a garantir esse importante pedido. Estamos totalmente convencidos de que esse projeto será um sucesso para a enemalta, para a Nexans e para a Alstom Grid,” afirma Ragnvald Graff, Diretor de Vendas & Marketing da Divisão de Energia da Nexans Norway AS.
 
“A Alstom Grid e a Nexans têm uma relação forte e de longa data. Ficamos muito satisfeitos em compartilhar esse importante projeto de interconexão com a Nexans,” afirmou Michel Augonnet, Vice-Presidente Sênior da Alstom Grid.
 
A Nexans recebeu o pedido em dezembro de 2010 e finalizou seu contrato com a Alstom Grid no primeiro trimestre de 2011. Após a conclusão, no fim de 2013, o projeto reforçará o fornecimento de eletricidade em Malta.
 
*O escopo de trabalho da subestação inclui nove bays da GIS de 220 kV tipo B105, dois autotransformadores de 250 MVA 220/132 kV, reatores de derivação e 14 bays da GIS de 132 kV tipo F35 da Alstom Grid.
 
Sobre a Alstom
 
A Alstom é líder global em infraestrutura ferroviária e geração e transmissão de energia, e está na vanguarda de tecnologias inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. A Alstom constrói o trem mais rápido e o metrô automatizado de maior capacidade do mundo. Fornece soluções de usinas integradas turnkey e serviços associados para uma ampla gama de fontes de energia, incluindo hidrelétrica, nuclear, a gás, carvão e eólica, e oferece várias soluções para transmissão de energia, com foco em redes inteligentes. O Grupo emprega 96.500 pessoas em mais de 70 países, e registrou vendas de mais de € 23 bilhões* em 2009/10. (*números pro forma)
 
A Alstom Grid, o mais novo setor da Alstom, conta com mais de 100 anos de experiência em redes elétricas. Seja para concessionárias de serviços públicos ou indústrias eletrointensivas, ou ainda facilitando a comercialização de energia, a Alstom Grid traz energia aos projetos de seus clientes. A Alstom Grid está entre as 3 maiores empresas do setor de transmissão elétrica e registrou vendas de aproximadamente € 3,5 bilhões em 2009. Conta com 20.000 funcionários e mais de 90 unidades de fabricação e engenharia ao redor do mundo. Suas quatro principais áreas de negócios são Produtos, Sistemas, Automação e Serviço.
 
No centro do desenvolvimento de Redes Inteligentes, a Alstom Grid oferece produtos, serviços e soluções integradas de gestão de energia por toda a cadeia de valor— de geração de energia e redes de transmissão e distribuição até o usuário final.
 

Arquivo INFOTRANSP