08 maio 2011

Sistema de segurança na passagem do trem apresenta falha

  













O sistema de segurança instalado na passagem em nível da Rua Carioba, no Centro, deixou de ser acionado na madrugada do dia 3.

A sinalização sonora e visual não foi funcionou e a porteira deixou de ser fechada pelo vigilante do local, apesar da aproximação de um trem, conforme o relato da dona-de-casa Beatriz Aparecida Monteiro, de 52 anos.

Ela explicou que precisou ir até um pronto-socorro na madrugada do dia 3 e estavam em três mulheres no veículo. Beatriz disse que depois de receber a medicação, teve alta às 4h20. Poucos minutos depois, às 4h35, quando a família retornava para casa passou na passagem em nível.

"O trem passava naquele horário e não tinha nem sinal luminoso. Estava desligado. A gente viu na porta da guarita que o moço estava lá, mas não fechou a porteira. O trem vinha de Limeira e estava bem perto. O porteiro não fez absolutamente nada.

O portão estava aberto, mas nem pudemos parar para falar com ele porque era de madrugada e estávamos em três mulheres no carro. Ficamos assustadas", lamentou Beatriz.

A porteira na passagem em nível da Rua Carioba foi instalada depois que um acidente envolvendo um trem carregado de soja da ALL (América Latina Logística) e um ônibus da VCA (Viação Cidade de Americana) matou dez pessoas e deixou outras 18 feridas, em setembro de 2010.

O acidente foi considerado o pior da história de Americana.  A porteira foi reinstalada depois de muita polêmica sobre a respeito da retirada do equipamento que existia antes.

Um convênio assinado pelo ex-prefeito Waldemar Tebaldi e a extinta Fepasa (Ferrovias Paulista S/A) estabelecia o trecho terrestre como responsabilidade da administração.

A Secretaria de Transportes e Sistema Viário de Americana informou que ainda não tem prazo para automação do portão instalado na passagem em nível. O secretário Jesuel de Freitas negou a ocorrência de problemas. Segundo ele, quem fica na cancela durante a madrugada é a Guarda Municipal.

O secretário explicou que não consta a passagem de trem nesse horário e as anotações da guarita apontam a passagem de um trem às 2h30 e outro por volta das 5h30.

Arquivo INFOTRANSP