25 setembro 2010

Trens do Metrofor livres para montar

NO PECÉM (25/9/2010)

 

Liberados pela Receita Federal, os dois primeiros trens do Metrofor já podem começar a ser montados

Resolvidas as pendências no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) à liberação da Licença de Importação e devidamente desembaraçados na Receita Federal, os dois primeiros trens que irão compor o metrô de Fortaleza já podem começar a ser montados no Porto do Pecém, onde permanecem desde o dia 20 de agosto último.Para iniciar as montagens dos "trucks" (eixos) sobre as rodas e nas caixas de passageiros, a direção do Metrofor aguarda o retorno de técnicos da empresa italiana Ansaldobreda - fornecedora dos trens -, o que deve ocorrer na próxima semana.

"Desde a última terça-feira, os trens foram desembaraçados e internalizados pela Receita Federal", confirma o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes. A internalização, explica, significa a transferência dos trens para o domínio do Estado do Ceará, que assume desde então, a propriedade dos equipamentos. Esses trens são parte de uma composição de dez carros, que custou aos cofres públicos estaduais R$240 milhões.

Segundo a direção do Metrofor, uma nova solicitação foi feita à AnsaldoBreda para que agendasse o retorno dos técnicos o mais breve possível. Após a montagem preliminar, que deve levar dez dias, os trens seguirão rodando nos trilhos até o Centro de Manutenção do Metrofor, na estação Vila das Flores, em Pacatuba, onde serão concluídos os trabalhos.

Arquivo INFOTRANSP