FLAVIA MARTIN
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
Quem quiser curtir um clima londrino, com direito a "fog", arquitetura característica e até o centenário relógio Big Ben, pode embarcar no Expresso Turístico que sai quinzenalmente da estação Luz, no centro de São Paulo, até Paranapiacaba, em Santo André.
Previsto para ser inaugurado no início de julho, o passeio só foi aberto ao público no domingo passado, depois de concluídas as obras na estação da vila. Ela foi criada para abrigar os operários da São Paulo Railway, empresa responsável pela implantação do sistema ferroviário da região, no século 19.
O trajeto leva quase 1h30 e faz uma rápida parada em Santo André para pegar mais passageiros. Pelo caminho, um guia explica e apresenta as atrações às margens da linha do trem, como fábricas desativadas, rios e igrejas. Para quem está dentro da composição, no entanto, fica difícil ver além da própria linha e das estações.
Como são apenas 174 lugares, a dica é se programar com antecedência. O passeio para Jundiaí, trajeto oferecido aos sábados, por exemplo, tem fila de espera de um mês e meio. Reformado, o trem é operado pela CPTM e leva passageiros até a vila ferroviária.
Saída: Estação Luz da CPTM - pça. da Luz, s/ nº, Bom Retiro, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0800-0550121. 174 lugares. Dom. (dia 3/10): 8h30 às 16h30 (quinzenalmente). Evento permanente. Livre. Ingr.: R$ 25 (embarque em Santo André) e R$ 28 (embarque na Luz). www.cptm.sp.gov.br/expressoturistico.