25 setembro 2010

Portugal Tecnológico arranca sob o signo da mobilidade eléctrica

 
 
22 de Setembro, 2010
 
Pedro Miguel Fernandes
 
Arrancou hoje mais uma edição do Portugal Tecnológico, um dos maiores eventos nacionais relacionado com as novas tecnologias. O pontapé de saída ficou marcado pela energia e mobilidade eléctrica José Sócrates foi o mestre de cerimónias do evento. Chegando de metro, a primeira paragem do primeiro-ministro foi a Praça da Energia, que fica na entrada principal da feira.

Aqui visitou os stands dos expositores, onde se encontram diversos veículos eléctricos, desde automóveis a bicicletas e trotinetas.

Depois desta primeira paragem, José Sócrates e alguns membros da comitiva embarcaram num veículo auto-guiado, que já é utilizado para transportar doentes em cadeira de rodas de forma autónoma.
O líder do Governo considerou esta experiência como tendo «a sensação de estar a viajar num elevador horizontal, sem emissões e sem barulho», realçando que «o mais interessante é que esta tecnologia é de um cluster português».

Segundo os seus criadores, esta viatura pode ser utilizada para breves trajectos e locais como parques industriais.

Na sessão de abertura oficial do Portugal Tecnológico, o primeiro-ministro enfatizou os resultados que têm sido feitos na área das tecnologias, defendendo que a realização deste evento prova que a «aposta no Plano Tecnológico deu resultados, que estão hoje aqui à vista».

http://sol.sapo.pt/inicio/Interior.aspx?content_id=649

Arquivo INFOTRANSP