25 de setembro de 2010 |
Categorias: IPPUJ, planejamento Urbano, transporte coletivo, turismo
Joinville – Bogotá
A cidade de Bogotá tem sido citada em varias ocasiones como referencia em mobilidade urbana, as visitas periódicas que técnicos do executivo e empresários têm realizado, servem para poder fazer melhor, aprendendo a partir das melhores praticas de outras cidades que são consideradas modelo.
Estas visitas proporcionam aos visitantes eventuais, uma visão parcial, a visão do turista, aquele que estando só de passagem, não fica o tempo suficiente para analisar as informações que recebe do anfitrião, empenhado na maioria das vezes em mostrar uma situação melhor que a real. Esta visão idealizada da realidade é o resultado lógico da superficialidade de uma visita curta e sem continuidade.
Longe de apresentar propostas e soluções parciais, pontuais e principalmente superficiais, o projeto aborda a mobilidade de forma integral, considerando todos os modais de transporte, desde a priorização do pedestre e do ciclista, ao metro, ónibus ou táxis e a integração entre cada um deles. Identifica os custos necessários para implantar as propostas e as fontes de recursos. Joinville precisa enfrentar o problema da mobilidade com seriedade, sem paliativos, sem remendos pontuais, sem o amadorismo, com que o tema vem sendo tratado. Com propostas estratégicas de curto e longo prazo viáveis e possíveis.
El Tiempo CONPES 3677 ->http://www.eltiempo.com/colombia/bogota/ARTICULO-WEB-PLANTILLA_NOTA_INTERIOR-7860338.html
CONPES 3677 -> http://www.dnp.gov.co/PortalWeb/CONPES/ConpesEcon%C3%B3micos/2010.aspx
http://wp.clicrbs.com.br/comentariosdejoinville/2010/09/25/joinville-bogota/?topo=84,2,18,,,77