29 setembro 2010

Painel interativo reconhece face do cliente para determinar sua compra

Anúncio eletrônico analisa o sexo e a idade do consumidor. Com as informações, anúncio mais apropriado é oferecido ao cliente


29.09.2010

Redação CORREIO

No filme de Steven Spielberg “Minority Report”, um anúncio interativo produz uma mensagem ao personagem de Tom Cruise, identificando as suas preferências ao escanear a sua íris. No Japão, essa tecnologia está se tornando realidade, com o primeiro cartaz digital adaptado para cada cliente. O sistema já está sendo testado em alguns shoppings do país.

O “PanelDirector”, criado pela empresa de eletrônicos NEC Corp, é equipado com uma câmera que, após tirar uma foto do cliente, um computador procura em um banco de dados com mais de 10 mil modelos qual é o mais adequado para aquela pessoa, depois de determinar o sexo e a sua idade aproximada. Com essas informações, o painel mostra o anúncio mais apropriado para aquele cliente.

Além disso, quando o sistema for implementado, haverá ainda o reconhecimento do ambiente e da localização do cliente, assim os anúncios poderão indicar lojas, oferecer promoções próximas e ainda mostrar onde se pode encontrar guarda-chuvas, caso comece a chover.

“O nosso sistema não armazena imagens. Ele apenas registra a análise dos resultados, como a idade e o sexo do cliente, baseado nas imagens. Por isso, acreditamos que não existe problema de privacidade”, disse um porta-voz da NEC.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, os painéis interativos, até agora, causaram pouco interesse no Japão, mas a NEC planeja introduzi-los em outros países. Segundo o site Wired.com.uk, a empresa pretende usar a tecnologia em estações de trem e em algumas ruas de Tóquio.

Junto com os anúncios interativos em 3D, ainda em Tóquio, máquinas de venda automática foram equipadas com câmeras, que sugere compras ao consumidor a partir da análise da sua idade e sexo. As condições meteorológicas e a temperatura também são levadas em conta. As informações são do G1.



Arquivo INFOTRANSP