25 setembro 2010

Novos trens entram em circulação

25.09.2010

A Linha Oeste, que faz o trajeto Fortaleza-Caucaia, funcionará com trens reformados e equipados com ar-condicionado, a partir de segunda. Ontem, MPE e Crea visitaram as obras do Metrofor para conferir a acessibilidade das estações

Trens que começam a operar na próxima segunda-feira na Linha Oeste foram completamente restaurados (FOTO IGOR DE MELO

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Gabriela Meneses
A partir de segunda-feira, quem fizer o trajeto de Fortaleza a Caucaia de trem terá uma viagem mais confortável. Três trens totalmente reformados, com ar-condicionado e assentos novos deverão substituir os atuais na linha Oeste. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, durante a primeira visita de representantes da Promotoria da Justiça da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE) às obras do Metrofor.

Na ocasião, Fortes adiantou que no dia das eleições, 3 de outubro, o número de trens nessa linha será aumentado. Ele não informou para quantos. Disse que é por conta da maior demanda prevista para o dia e por existir uma ameaça de greve de motoristas de ônibus para a data. O POVO entrou em contato com Valdir Pereira, assessor político do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Urbanos (Sintro) e ele negou existir essa possibilidade. Pereira afirmou que não faria sentido paralisar no dia das eleições, mas não descartou tais manifestações em datas próximas.

Os novos trens são do tipo Pidner, veículos da década de 1970 que foram completamente recuperados. Todo o desenho baseia-se no estilo do metrô, mas ainda funcionam com locomotiva. Durante a visita, o contraste com os veículos atualmente utilizados ficou evidente. Enquanto os novos trens se apresentavam com assentos e janelas reformados, além de uma estrutura de fibra para proteger a lataria de depredações, os antigos pareciam abandonados. As portas estavam oxidadas pela ferrugem, as janelas quebradas e os bancos, maltratados.

O tempo para percorrer os 19 quilômetros da linha Oeste, do Centro até Caucaia, continuará a ser de 45 minutos. De acordo com o presidente da companhia, os veículos devem operar em uma velocidade média de 60 km/h. Fortes informou ainda que os trens comprados para a linha Oeste eram do tipo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), semelhante ao que já opera no Cariri. Mas, por enquanto, a intenção não é utilizá-los, por causa dos projetos futuros para a linha. “A linha Oeste, pelo volume de passageiros, pede metrô e não um trem. O VLT deve ser usado na linha Parangaba/Mucuripe”.

Acessibilidade
A visita de representantes da Promotoria e do Crea-CE às obras do Metrofor iniciou na estação Couto Fernandes. De lá, o grupo seguiu para Estação da Parangaba (elevada), estação São Benedito (subterrânea) e, finalmente, chegou ao Centro de Manutenção, no Centro. A intenção dos promotores e técnicos era conferir se a acessibilidade do Metrô de Fortaleza, já apresentada em projeto para a equipe, será garantida. No entanto, como ainda falta finalizar a obra e fazer o acabamento, não foi possível verificar.

“Eles passaram a impressão de que tudo está de acordo. Os detalhes só vamos ver quando estiver pronto”, avaliou a engenheira Nadja Dutra, coordenadora do grupo de trabalho em Planejamento e Acessibilidade do Crea-CE. Segundo ela, “acessibilidade não é so rampa”, é preciso, por exemplo, colocar piso tátil para orientar as pessoas com deficiência visual, barra de apoio e sinalização adequada.


E-Mais

De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, até o fim do ano 93% da obra de edificação estará completa. Falta ainda licitar a parte dos sistemas, o que corresponde ao controle e circulação dos trens.

A intenção do presidente é que essa parte seja licitada ainda em outubro para que seja dada ordem de serviço em dezembro. “A minha intenção é essa, porém precisa a aprovação
da CBTU (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos)”, disse

Conforme explicou Fortes, outra licitação foi necessária, porque as empresas multinacionais contratadas para realizar o serviço, há três anos, após a retomada das obras, paralisadas em 2002, exigiram “valores vultosos”. O Governodo Estado não aceitou.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/09/25/noticiafortalezajornal,2045801/novos-trens-entram-em-circulacao.shtml

Arquivo INFOTRANSP