25.09.2010
A Linha Oeste, que faz o trajeto Fortaleza-Caucaia, funcionará com trens reformados e equipados com ar-condicionado, a partir de segunda. Ontem, MPE e Crea visitaram as obras do Metrofor para conferir a acessibilidade das estações
A partir de segunda-feira, quem fizer o trajeto de Fortaleza a Caucaia de trem terá uma viagem mais confortável. Três trens totalmente reformados, com ar-condicionado e assentos novos deverão substituir os atuais na linha Oeste. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, durante a primeira visita de representantes da Promotoria da Justiça da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE) às obras do Metrofor.
Na ocasião, Fortes adiantou que no dia das eleições, 3 de outubro, o número de trens nessa linha será aumentado. Ele não informou para quantos. Disse que é por conta da maior demanda prevista para o dia e por existir uma ameaça de greve de motoristas de ônibus para a data. O POVO entrou em contato com Valdir Pereira, assessor político do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Urbanos (Sintro) e ele negou existir essa possibilidade. Pereira afirmou que não faria sentido paralisar no dia das eleições, mas não descartou tais manifestações em datas próximas.
A visita de representantes da Promotoria e do Crea-CE às obras do Metrofor iniciou na estação Couto Fernandes. De lá, o grupo seguiu para Estação da Parangaba (elevada), estação São Benedito (subterrânea) e, finalmente, chegou ao Centro de Manutenção, no Centro. A intenção dos promotores e técnicos era conferir se a acessibilidade do Metrô de Fortaleza, já apresentada em projeto para a equipe, será garantida. No entanto, como ainda falta finalizar a obra e fazer o acabamento, não foi possível verificar.
“Eles passaram a impressão de que tudo está de acordo. Os detalhes só vamos ver quando estiver pronto”, avaliou a engenheira Nadja Dutra, coordenadora do grupo de trabalho em Planejamento e Acessibilidade do Crea-CE. Segundo ela, “acessibilidade não é so rampa”, é preciso, por exemplo, colocar piso tátil para orientar as pessoas com deficiência visual, barra de apoio e sinalização adequada.
E-Mais
De acordo com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, até o fim do ano 93% da obra de edificação estará completa. Falta ainda licitar a parte dos sistemas, o que corresponde ao controle e circulação dos trens.
A intenção do presidente é que essa parte seja licitada ainda em outubro para que seja dada ordem de serviço em dezembro. “A minha intenção é essa, porém precisa a aprovação
da CBTU (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos)”, disse
Conforme explicou Fortes, outra licitação foi necessária, porque as empresas multinacionais contratadas para realizar o serviço, há três anos, após a retomada das obras, paralisadas em 2002, exigiram “valores vultosos”. O Governodo Estado não aceitou.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/09/25/noticiafortalezajornal,2045801/novos-trens-entram-em-circulacao.shtml
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/09/25/noticiafortalezajornal,2045801/novos-trens-entram-em-circulacao.shtml