29 setembro 2010

Redução de gastos e custos

29 de setembro de 2010. 

METRÔ DE SUPERFÍCIE

 

A ideia inicial é de que o VLT percorra o trecho do bairro Nereu Ramos, em Jaraguá, até a Weg Química, no bairro Corticeira, em Guaramirm. “Futuramente, depois que este trecho já estiver em funcionamento, queremos ampliar a linha para Joinville, até o campus da UFSC”, diz o geógrafo Fábio Luiz Pereira, da Prefeitura de Guaramirim, um dos participantes do projeto. Ele lembra que o custo para os estudantes que costumam pegar ônibus vai diminuir.

Segundo Fábio, o projeto do VLT é totalmente viável. “A linha férrea já está aí. Não será necessário fazer indenizações ou novas construções. Será mais fácil conseguir verbas federais e estaduais para as reformas necessárias, como pontos de chegada e saída”, acredita. Junto da operação do metrô, está sendo planejada uma obra urbanística e paisagística no entorno da linha férrea.

Como está


- O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já está construindo a linha férrea do contorno das cidades de Joinville e São Francisco do Sul, para desafogar os congestionamentos causados pelos trens nas regiões centrais. A obra – que deve se encerrar no ano que vem – atrasou por causa do período de chuvas de agosto, e a previsão agora é para acabar somente em 2012.

- Na parte da ferrovia em Jaraguá do Sul e em Guaramirim, a obra não foi iniciada.

- De acordo com o Dnit, o projeto precisa passar por uma nova atualização e reformulação. Foi aberto um edital em 5 de agosto para a contratação de uma empresa que reformulará este projeto, mas ainda não foi aberta a sessão para a tomada de preços.

- Assim que a empresa for escolhida, ela terá um prazo de 360 dias para atualizar o projeto da obra.

- Somente após este documento ser aprovado pelo Dnit, em Brasília, a construção poderá começar a sair do papel. Lembrando que terá de ser aberto um novo edital, desta vez para a contratação de uma empresa que realizará a obra.

O QUE É VLT

O veículo leve sobre trilhos (VLT) é um trem com apenas um vagão com capacidade para 330 passageiros.

O VLT lembra um metrô de superfície, que já é usado em cidades do Ceará e São Paulo, e é muito comum em países da Europa

O veículo é mais leve do que o trem de carga e tem mais facilidade para parar.

Em Jaraguá do Sul e Guaramirim, o VLT respeitará o trânsito e irá parar em semáforos.

Arquivo INFOTRANSP