25 setembro 2010

Empresas de vários países demonstram interesse no projeto

25 de setembro de 2010

- O Estado de S.Paulo


Pelo menos quatro consórcios estudam disputar o projeto do trem de alta velocidade (TAV) que ligará Campinas, São Paulo e o Rio de Janeiro, além dos espanhóis. Um dos grupos mais estruturados é o dos sul-coreanos, que conta com o apoio de grandes empresas como Hyundai, Daewoo e Samsung. No Brasil, o consórcio já tem acordo com cinco empresas, entre elas o grupo Bertin, que está na Hidrelétrica de Belo Monte. Outro consórcio em estudo é o dos japoneses, liderado pela Mitsui.

De acordo com fontes, os franceses, liderados pela Alstom, estariam em conversas adiantadas com grandes construtoras brasileiras, como a Andrade Gutierrez, para se associarem. A Siemens também pode se juntar a esse grupo, já que não pretende liderar nenhum consórcio.

O mesmo ocorre com a canadense Bombardier, uma das maiores fabricantes de trens do mundo. A empresa também tem intensificado as conversas com grupos nacionais e estrangeiros para avaliar uma parceria.

O consórcio chinês, comandado pela China Railway Civil Construction Corporation (CRCC), é outro grupo que já manifestou interesse em participar da licitação. Até agora, no entanto, nenhum grupo garantiu presença na disputa.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100925/not_imp615030,0.php

Arquivo INFOTRANSP