25 setembro 2010

AeS apresenta sistemas inéditos de segurança e acesso ao metrô na Feira Negócios nos Trilhos

Qua, 22 de Setembro de 2010


Segundo Aryldo G. Russo Júnior, diretor da AeS, em breve o mercado nacional não dependerá mais de importações, principalmente da Europa, no que se refere ao controle de sistemas de portas. “Entre as novidades que vamos apresentar está um controlador para portas de trem com motor elétrico, diferente do que vem sendo utilizado atualmente. Além de totalmente nacional, o sistema diminuirá tanto os custos de aquisição quanto os de manutenção devido a características específicas. Nenhuma empresa do mundo conseguiu desenvolver isso ainda, e o Brasil será o primeiro a contar com a tecnologia. Será possível economizar 30% em um orçamento de portas de metrô com esse novo sistema”, garante.

Com um estande de 54m², a AeS divulgará, também, outro sistema inovador que está em funcionamento nas estações Sacomã, Vila Prudente e Tamanduateí, do metrô de São Paulo. Trata-se do comando das portas de plataforma, chamado de COPPILOT, que além de garantir segurança da população, organiza a entrada e saída dos usuários. O funcionamento do COPPILOT permite que ele identifique a chegada do trem à plataforma e o alinhamento de todos os carros. Em seguida, ele aciona a abertura das portas da estação juntamente com as do trem.

A AeS é pioneira na América Latina na instalação deste tipo de sistema de controle e investiu cerca de 1 milhão de reais no projeto. “Os principais benefícios dele são a velocidade de instalação, segurança de operação (classificado com SIL3 em nível de segurança), facilidade de manutenção e a não necessidade de intervenção nos trens que já estão operando. Assim, podemos instalar o mesmo sistema em todas as plataformas já existentes, sem precisar interromper o trabalho já realizado pelo metrô”, explica Aryldo.

A AeS mostrará também um sistema inédito de acesso de cabine, que identifica qual operador está entrando no trem, através de um cartão de proximidade, similar a um crachá. A ferramenta tem autonomia de autorizar ou não o acesso, baseado em um banco de dados definido pela administradora e, além disso, registra em uma memória interna toda circulação da cabine. A tecnologia foi desenvolvida exclusivamente para o setor metroferroviário e atende todas as normas internacionais. O Metrô de São Paulo definiu que todos os trens reformados ou novas frotas devem utilizar o sistema de identificação nas cabines.

A AeS acaba de ser certificada pela Certifer (www.certifer.eu), associação francesa reconhecida internacionalmente pela atuação no setor. Com a conquista, a empresa está apta para a execução de análise de segurança de equipamentos críticos para os metrôs de todo mundo.  

A AeS, que atua no Brasil, Chile, Espanha, Argentina e outros países investiu cerca de 2 milhões de reais nos últimos quatro anos no desenvolvimento de novas tecnologias e na capacitação profissional de seus colaboradores. Com dezenas de artigos publicados em congressos internacionais de alto nível e conhecido pela comunidade acadêmica e industrial do País, Russo Júnior é o primeiro brasileiro a obter essa certificação. “Desde 2005 estamos trabalhando fortemente para que o Brasil alcance os patamares que os outros países têm no setor metroferroviário”.

De acordo com o executivo, a empresa receberá representantes da Certifer em seu estande, a fim de disponibilizar aos visitantes rodadas de discussão sobre o mercado metroferroviário.

Serviço:

O quê: Feira e Seminário Negócios nos Trilhos 2010

Data: 09 a 11 de novembro de 2010

Horário do Seminário: 9 horas às 12 horas

Horário da Feira: 14 horas às 20 horas.

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 São Paulo

Obs: Proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados.

Mais informações: (11) 3884-0757 / 3884-0580

www.revistaferroviaria.com.br/nt2010

Arquivo INFOTRANSP