Modelo de BRT que será implantado em Cuiabá (crédito: Divulgação)
Thompson Neto - Cuiabá
postado em 28/09/2010
Obras importantes para corrigir falhas no trânsito e permitir trafegabilidade durante a Copa estão prontas para sair do papel em Cuiabá.
Três convênios assinados pelo governo do Mato Grosso em um contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) permitirão os repasses de R$ 454,7 milhões destinados a obras de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande, visando melhorar a circulação de pessoas e veículos para a Copa de 2014.
Os recursos são do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que disponibilizou R$ 7,68 bilhões para o PAC da Mobilidade Urbana, programa federal voltado para obras de transporte nas 12 sedes da Copa. A taxa de juros é de 6% anuais, com 20 anos de amortização.
Em Cuiabá, os recursos serão empregados em três obras de infraestrutura essenciais para desafogar o trânsito em trechos considerados críticos, como o acesso do aeroporto Marechal Rondon ao centro e entre o setor hoteleiro ao estádio da Copa.
“Este é o maior contrato de financiamento de infraestrutura de mobilidade urbana da história da Caixa em Mato Grosso”, afirmou o superintendente regional do banco em Mato Grosso, Ivo Carlos Zecchin, durante a assinatura do acordo no Palácio Paiaguás, sede do Executivo estadual.
Além dos R$ 454 milhões do convênio, o governo entra com uma contrapartida de R$ 34 milhões, chegando ao valor total aproximado de R$ 488 milhões em investimentos.
Obras
A obra mais impactante será a implantação do corredor de trânsito BRT (Bus Rapid Trânsit) ligando o aeroporto ao bairro CPA, um dos mais populosos da capital, passando pelas principais avenidas das duas cidades. O acesso do bairro Coxipó (zona sul) até o centro da cidade também terá acesso via BRT.
A terceira intervenção será a duplicação da rodovia e ponte Mário Andreazza, funcionando como mais uma via de acesso do aeroporto até as proximidades da Arena Cuiabá.
As obras do primeiro trecho do BRT devem receber R$ 323 milhões, sendo R$ 307 em financiamento da CEF. A segunda, que passa pelo Coxipó, terá R$ 132 milhões, sendo R$ 16 milhões do estado. O terceiro contrato prevê R$ 32 milhões para duplicação da rodovia e ponte, com R$ 31 milhões financiados e R$ 1 milhão do governo estadual.
“Todos os projetos foram protocolados no tempo e o próximo procedimento será a licitação para o início das obras”, disse Carlos Brito, diretor de infraestrutura da Agecopa (Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal).
Mais recursos
Na semana passada, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou os três primeiros projetos de financiamento de construção ou reforma dos estádios da Copa. Cuiabá, Salvador e Fortaleza foram as três cidades com projetos aprovados.
Para a capital mato-grossense, serão destinados R$ 393 milhões para a construção da Arena do Pantanal. O estádio terá capacidade para 42 mil espectadores, mas poderá ter sua capacidade reduzida para 23 mil lugares por meio de um sistema de arquibancadas removíveis.
Três convênios assinados pelo governo do Mato Grosso em um contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) permitirão os repasses de R$ 454,7 milhões destinados a obras de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande, visando melhorar a circulação de pessoas e veículos para a Copa de 2014.
Os recursos são do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que disponibilizou R$ 7,68 bilhões para o PAC da Mobilidade Urbana, programa federal voltado para obras de transporte nas 12 sedes da Copa. A taxa de juros é de 6% anuais, com 20 anos de amortização.
Em Cuiabá, os recursos serão empregados em três obras de infraestrutura essenciais para desafogar o trânsito em trechos considerados críticos, como o acesso do aeroporto Marechal Rondon ao centro e entre o setor hoteleiro ao estádio da Copa.
“Este é o maior contrato de financiamento de infraestrutura de mobilidade urbana da história da Caixa em Mato Grosso”, afirmou o superintendente regional do banco em Mato Grosso, Ivo Carlos Zecchin, durante a assinatura do acordo no Palácio Paiaguás, sede do Executivo estadual.
Além dos R$ 454 milhões do convênio, o governo entra com uma contrapartida de R$ 34 milhões, chegando ao valor total aproximado de R$ 488 milhões em investimentos.
Obras
A obra mais impactante será a implantação do corredor de trânsito BRT (Bus Rapid Trânsit) ligando o aeroporto ao bairro CPA, um dos mais populosos da capital, passando pelas principais avenidas das duas cidades. O acesso do bairro Coxipó (zona sul) até o centro da cidade também terá acesso via BRT.
A terceira intervenção será a duplicação da rodovia e ponte Mário Andreazza, funcionando como mais uma via de acesso do aeroporto até as proximidades da Arena Cuiabá.
As obras do primeiro trecho do BRT devem receber R$ 323 milhões, sendo R$ 307 em financiamento da CEF. A segunda, que passa pelo Coxipó, terá R$ 132 milhões, sendo R$ 16 milhões do estado. O terceiro contrato prevê R$ 32 milhões para duplicação da rodovia e ponte, com R$ 31 milhões financiados e R$ 1 milhão do governo estadual.
“Todos os projetos foram protocolados no tempo e o próximo procedimento será a licitação para o início das obras”, disse Carlos Brito, diretor de infraestrutura da Agecopa (Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal).
Mais recursos
Na semana passada, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou os três primeiros projetos de financiamento de construção ou reforma dos estádios da Copa. Cuiabá, Salvador e Fortaleza foram as três cidades com projetos aprovados.
Para a capital mato-grossense, serão destinados R$ 393 milhões para a construção da Arena do Pantanal. O estádio terá capacidade para 42 mil espectadores, mas poderá ter sua capacidade reduzida para 23 mil lugares por meio de um sistema de arquibancadas removíveis.