29 setembro 2010

Convênios garantem R$ 488 mi para obras de mobilidade em Cuiabá

Modelo de BRT que será implantado em Cuiabá (crédito: Divulgação)
 
Thompson Neto - Cuiabá

postado em 28/09/2010
 
Obras importantes para corrigir falhas no trânsito e permitir trafegabilidade durante a Copa estão prontas para sair do papel em Cuiabá.

Três convênios assinados pelo governo do Mato Grosso em um contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) permitirão os repasses de R$ 454,7 milhões destinados a obras de mobilidade urbana na capital e em Várzea Grande, visando melhorar a circulação de pessoas e veículos para a Copa de 2014.

Os recursos são do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que disponibilizou R$ 7,68 bilhões para o PAC da Mobilidade Urbana, programa federal voltado para obras de transporte nas 12 sedes da Copa. A taxa de juros é de 6% anuais, com 20 anos de amortização.

Em Cuiabá, os recursos serão empregados em três obras de infraestrutura essenciais para desafogar o trânsito em trechos considerados críticos, como o acesso do aeroporto Marechal Rondon ao centro e entre o setor hoteleiro ao estádio da Copa.

“Este é o maior contrato de financiamento de infraestrutura de mobilidade urbana da história da Caixa em Mato Grosso”, afirmou o superintendente regional do banco em Mato Grosso, Ivo Carlos Zecchin, durante a assinatura do acordo no Palácio Paiaguás, sede do Executivo estadual.

Além dos R$ 454 milhões do convênio, o governo entra com uma contrapartida de R$ 34 milhões, chegando ao valor total aproximado de R$ 488 milhões em investimentos.

Obras
A obra mais impactante será a implantação do corredor de trânsito BRT (Bus Rapid Trânsit) ligando o aeroporto ao bairro CPA, um dos mais populosos da capital, passando pelas principais avenidas das duas cidades. O acesso do bairro Coxipó (zona sul) até o centro da cidade também terá acesso via BRT.

A terceira intervenção será a duplicação da rodovia e ponte Mário Andreazza, funcionando como mais uma via de acesso do aeroporto até as proximidades da Arena Cuiabá.

As obras do primeiro trecho do BRT devem receber R$ 323 milhões, sendo R$ 307 em financiamento da CEF. A segunda, que passa pelo Coxipó, terá R$ 132 milhões, sendo R$ 16 milhões do estado. O terceiro contrato prevê R$ 32 milhões para duplicação da rodovia e ponte, com R$ 31 milhões financiados e R$ 1 milhão do governo estadual.

 “Todos os projetos foram protocolados no tempo e o próximo procedimento será a licitação para o início das obras”, disse Carlos Brito, diretor de infraestrutura da Agecopa (Agência de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal).

Mais recursos
Na semana passada, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou os três primeiros projetos de financiamento de construção ou reforma dos estádios da Copa. Cuiabá, Salvador e Fortaleza foram as três cidades com projetos aprovados.

Para a capital mato-grossense, serão destinados R$ 393 milhões para a construção da Arena do Pantanal. O estádio terá capacidade para 42 mil espectadores, mas poderá ter sua capacidade reduzida para 23 mil lugares por meio de um sistema de arquibancadas removíveis.
 

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