25 setembro 2010

Reforço de 15 novos trens até a Copa

Edital para compra das composições saiu esta semana. Tempo de espera será reduzido de 18 para seis minutos

A linha metroviária do Recife vai ganhar um reforço de 15 novos metrôs até a Copa do Mundo de 2014. O edital para a aquisição das composições foi publicado, no início desta semana, no Diário Oficial da União, pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Projeto de expansão da CBTU tem como foco preparar a cidade para receber bem os turistas na competição mundial de futebol. Serão acrescidos mais 15 composições melhorando o sistema. Foto: Teresa MaiaDP/D.A Press
Os novos Trens de Unidade Elétrica (TUEs) devem atender não apenas a demanda gerada pelos turistas que estarão no estado por conta do evento esportivo, mas, sobretudo, os pernambucanos que utilizam esse meio de transporte diariamente. De acordo com a Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec), todos os novos trens, que atenderão as linhas Centro e Sul, vão contar com ar-condicionado e serão equipados para receber portadores de deficiência física.

As 25 composições que estão em funcionamento no Recife não serão substituídas pelas novas. A malha será, apenas, reforçada. Isso quer dizer que o tempo de espera nas plataformas vai diminuir. Segundo o superintendente do Metrorec, José Marques de Lima, a Linha Sul será a maior beneficiada. Hoje, o intervalo dos trens nesse braço é de 18 minutos. Quando as novas máquinas estiverem funcionando, cairá para até seis minutos. "Com isso, todo o sistema vai operar seguindo um intervalo médio de seis minutos", assegurou Lima. A demanda de passageiros também deve sair da marca atual de 230 mil pessoas/dia para mais de 400 mil pessoas/dia.

Essa é a primeira vez, em 25 anos, que o metrô do Recife vai ganhar novas composições. As 25 atuais passaram por um processo de modernização que incluiu, além da colocação de ar-condicionado, mudanças nos sistemas de frenagem, comunicação e telemetria (que controla a velocidade dos trens). Desse total, 23 estão em funcionamento e as outras duas deverão ser recolocadas na malha até o final deste ano. As novas composições deverão obedecer aos parâmetros técnicos das atuais - bitola de 1,60 metro e quatro carros. Cada metrô terá capacidade para 1,5 mil pessoas. "O nosso metrô ficará semelhante ao metrô do Rio de Janeiro. A diferença é que as composições de lá são maiores, com seisa oito carros, e as nossas possuem quatro", comparou Lima.

A velocidade média que poderá ser atingida pelos novos trens não deverá ultrapassar os 60 km/h, por conta do sistema de falha segura adotado atualmente pelo Metrorec, a fim de evitar acidentes, como engavetamentos. "Tanto os trens atuais quanto os que vão ser adquiridos podem alcançar até 80 km/h, mas não operamos nessa velocidade por motivo de segurança", explicou. A empresa que vai fornecer as máquinas para o Metrorec só deverá ser conhecida no início de novembro, quando as propostas recebidas serão abertas pela CBTU. Para a compra, o governo federal está disponibilizando cerca de R$ 300 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. Empresas de todo o mundo podem participar do processo

Arquivo INFOTRANSP