Edital para compra das composições saiu esta semana. Tempo de espera será reduzido de 18 para seis minutos
A linha metroviária do Recife vai ganhar um reforço de 15 novos metrôs até a Copa do Mundo de 2014. O edital para a aquisição das composições foi publicado, no início desta semana, no Diário Oficial da União, pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Os novos Trens de Unidade Elétrica (TUEs) devem atender não apenas a demanda gerada pelos turistas que estarão no estado por conta do evento esportivo, mas, sobretudo, os pernambucanos que utilizam esse meio de transporte diariamente. De acordo com a Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec), todos os novos trens, que atenderão as linhas Centro e Sul, vão contar com ar-condicionado e serão equipados para receber portadores de deficiência física.
As 25 composições que estão em funcionamento no Recife não serão substituídas pelas novas. A malha será, apenas, reforçada. Isso quer dizer que o tempo de espera nas plataformas vai diminuir. Segundo o superintendente do Metrorec, José Marques de Lima, a Linha Sul será a maior beneficiada. Hoje, o intervalo dos trens nesse braço é de 18 minutos. Quando as novas máquinas estiverem funcionando, cairá para até seis minutos. "Com isso, todo o sistema vai operar seguindo um intervalo médio de seis minutos", assegurou Lima. A demanda de passageiros também deve sair da marca atual de 230 mil pessoas/dia para mais de 400 mil pessoas/dia.
Essa é a primeira vez, em 25 anos, que o metrô do Recife vai ganhar novas composições. As 25 atuais passaram por um processo de modernização que incluiu, além da colocação de ar-condicionado, mudanças nos sistemas de frenagem, comunicação e telemetria (que controla a velocidade dos trens). Desse total, 23 estão em funcionamento e as outras duas deverão ser recolocadas na malha até o final deste ano. As novas composições deverão obedecer aos parâmetros técnicos das atuais - bitola de 1,60 metro e quatro carros. Cada metrô terá capacidade para 1,5 mil pessoas. "O nosso metrô ficará semelhante ao metrô do Rio de Janeiro. A diferença é que as composições de lá são maiores, com seisa oito carros, e as nossas possuem quatro", comparou Lima.
A velocidade média que poderá ser atingida pelos novos trens não deverá ultrapassar os 60 km/h, por conta do sistema de falha segura adotado atualmente pelo Metrorec, a fim de evitar acidentes, como engavetamentos. "Tanto os trens atuais quanto os que vão ser adquiridos podem alcançar até 80 km/h, mas não operamos nessa velocidade por motivo de segurança", explicou. A empresa que vai fornecer as máquinas para o Metrorec só deverá ser conhecida no início de novembro, quando as propostas recebidas serão abertas pela CBTU. Para a compra, o governo federal está disponibilizando cerca de R$ 300 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. Empresas de todo o mundo podem participar do processo
Projeto de expansão da CBTU tem como foco preparar a cidade para receber bem os turistas na competição mundial de futebol. Serão acrescidos mais 15 composições melhorando o sistema. Foto: Teresa MaiaDP/D.A Press |
As 25 composições que estão em funcionamento no Recife não serão substituídas pelas novas. A malha será, apenas, reforçada. Isso quer dizer que o tempo de espera nas plataformas vai diminuir. Segundo o superintendente do Metrorec, José Marques de Lima, a Linha Sul será a maior beneficiada. Hoje, o intervalo dos trens nesse braço é de 18 minutos. Quando as novas máquinas estiverem funcionando, cairá para até seis minutos. "Com isso, todo o sistema vai operar seguindo um intervalo médio de seis minutos", assegurou Lima. A demanda de passageiros também deve sair da marca atual de 230 mil pessoas/dia para mais de 400 mil pessoas/dia.
Essa é a primeira vez, em 25 anos, que o metrô do Recife vai ganhar novas composições. As 25 atuais passaram por um processo de modernização que incluiu, além da colocação de ar-condicionado, mudanças nos sistemas de frenagem, comunicação e telemetria (que controla a velocidade dos trens). Desse total, 23 estão em funcionamento e as outras duas deverão ser recolocadas na malha até o final deste ano. As novas composições deverão obedecer aos parâmetros técnicos das atuais - bitola de 1,60 metro e quatro carros. Cada metrô terá capacidade para 1,5 mil pessoas. "O nosso metrô ficará semelhante ao metrô do Rio de Janeiro. A diferença é que as composições de lá são maiores, com seisa oito carros, e as nossas possuem quatro", comparou Lima.
A velocidade média que poderá ser atingida pelos novos trens não deverá ultrapassar os 60 km/h, por conta do sistema de falha segura adotado atualmente pelo Metrorec, a fim de evitar acidentes, como engavetamentos. "Tanto os trens atuais quanto os que vão ser adquiridos podem alcançar até 80 km/h, mas não operamos nessa velocidade por motivo de segurança", explicou. A empresa que vai fornecer as máquinas para o Metrorec só deverá ser conhecida no início de novembro, quando as propostas recebidas serão abertas pela CBTU. Para a compra, o governo federal está disponibilizando cerca de R$ 300 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. Empresas de todo o mundo podem participar do processo