Suspeita é que o motorista tentou cruzar a linha, desrespeitando a preferencial
Uma pessoa teve ferimentos leves após um trem bater na traseira de um ônibus de transporte escolar no início da manhã desta terça-feira (30), na passagem de nível dos bairros Santa Júlia com a Vila Xavier, em Araraquara. O local é sinalizado, porém não tem cancela.
Segundo nota da América Latina Logística (ALL), o trem carregava 80 vagões com farelo de milho e soja e seguia sentido Santos. Ainda segundo a ALL, o maquinista estava a 20 km/h e seguiu todos os procedimentos de segurança, como o acionamento da buzina, sinais de luz, além do acionamento dos freios, mas não foi possível parar a tempo de evitar a colisão.
Em nota, a ALL informou ainda que de acordo com o código nacional de trânsito (artigo 212), a ferrovia é sempre preferencial, sendo considerada infração gravíssima atravessá-la sem parar. Isso porque o trem pode levar mais de 500 metros para parar totalmente mesmo após o acionamento dos freios.
Sinalização
Quanto à sinalização, a ALL informou que, por iniciativa própria, reforça a segurança das passagens de nível com a pintura de solo, instalação de “cruz de santo André” e redutor de velocidade (tartarugas) com reflexivos.
Prefeitura
A Prefeitura de Araraquara informou que já foi feito um projeto para instalação de cancelas na cidade, que foi encaminhado para a ALL. A informação é que o projeto está em fase de aprovação.
http://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,7,366171,Trem+bate+em+traseira+de+onibus+escolar+e+deixa+um+ferido+em+Araraquara.aspx