27 agosto 2011

Sedes da Copa se reúnem em BH por padronização em tráfego e transporte

Na manhã desta quinta-feira teve início em Belo Horizonte o Seminário Técnico de Tráfego e Transportes, promovido pelo Comitê Organizador Local (COL). O debate prosseguirá nesta sexta-feira e terá uma visita às obras do Mineirão na parte da manhã. A principal proposta é a padronização na qualidade da prestação de serviços de tráfego e transporte em dias de jogos da Copa do Mundo de 2014.
 
A cerimônia de abertura teve a presença de Fúlvio Danilas, diretor do escritório da Fifa no Brasil, Sérgio Barroso, secretário extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais, Márcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte, e Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, que ficou por apenas uma hora no local e saiu sem conceder entrevistas.
 
No encontro, as 12 cidades-sede terão a oportunidade de mostrar as obras que estão sendo realizadas no que diz respeito à mobilidade urbana e com isso, trocar ideias para que seja estipulada uma linha de conduta que valerá para todos os palcos das partidas. Desta forma, a população e os turistas não terão dificuldades de locomoção e localização em qualquer local em que forem disputados jogos.
 
A capital mineira já definiu que terá como principal obra de mobilidade urbana o Bus Rapid Transit (BRT), que é um modelo de transporte coletivo no qual veículos articulados trafegam em um espaço específico. Para o prefeito Márcio Lacerda, esse será um dos grandes legados para a cidade deixados pela Copa do Mundo e atenderá uma grande parte da população.
 
"O principal legado para a cidade são os investimentos que estão sendo feitos no transporte público, entre eles o BRT. É difícil a pessoa imaginar, mas ele é quase um metrô de superfície, com capacidade para atender quase 50 mil passageiros por hora, pelo menos no eixo da Antônio Carlos e será um grande ganho", disse Márcio Lacerda.
Belo Horizonte não terá o metrô para o Mundial, pois o Governo Federal não o inclui nas obras para 2014. Porém, no próximo mês deverá ser anunciada uma novidade em relação ao grande sonho da população local.
 
"Os projetos do metrô estão indo para frente. O governo federal resolveu não vincular o metrô a obras da Copa do Mundo e há uma expectativa muito positiva para o próximo mês de um anúncio para o metrô, já que as conversas estão bem adiantadas", disse o presidente Comitê Executivo Organizador da Copa de 2014 de Belo Horizonte, Tiago Lacerda.
 
Com relação às outras 11 sedes, ainda não existe uma definição sobre quais serão os meios de transporte coletivos a serem adotados. Algumas seguirão os passos da capital mineira adotando o BRT, outras utilizarão sistema Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) - espécie de metrô mais leve em superfície - e ainda existem aquelas que farão opção pela obra mais barata, criando apenas corredores para o tráfego de ônibus.
 
"Essa reunião será momento importante para cada cidade saber o que está sendo planejado. O objetivo é pegar os bons projetos e nivelar. Essa logística de trabalho deverá ter o mesmo conceito. A maioria das cidades está optando pelo BRT, outras pelo VLT, algumas apenas pelo corredor exclusivo para ônibus e isso varia bastante de cidade para cidade", comentou Tiago Lacerda.

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/noticias/0,,OI5312760-EI10545,00-Sedes+da+Copa+se+reunem+em+BH+por+padronizacao+em+trafego+e+transporte.html

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