Metrô vai ser construído na Avenida Paralela e custará mais de R$ 2 bilhões.
Enquanto anúncio era feito, população se manifestava na Avenida Bonocô.
Foi anunciado na tarde desta quinta-feira (11) o metrô como novo modelo de transporte que vai ser construído na avenida Paralela, em Salvador. Construção deve o custo de R$ 2,4 bilhões com previsão de entrega para 2014.
Enquanto representantes faziam o anúncio, populares se manifestavam em outro ponto da cidade, na avenida Bonocô, em protesto pela demora na conclusão do outro metrô, que já está há quase 12 anos em obras.
Enquanto representantes faziam anúncio, populares
se manifestaram em protesto pela demora na
conclusão do outro metrô
se manifestaram em protesto pela demora na
conclusão do outro metrô
O projeto foi apresentado por representantes da Prefeitura Municipal de Salvador e Governo do Estado. A construção do novo metrô na avenida Paralela vai ser feito com o Poder Público e privado. Serão 22 km de metrô entre Lauro de Freitas e Rótula do Abacaxi.
O transporte das vias de acesso das avenidas Gal Costa e Pinto de Aguiar até este novo metrô ainda não ficou definido. Pode ser, por exemplo, ônibus articulado, o BRT, ou o comum.
O projeto do metrô na Paralela é mais caro do que o apresentado em agosto de 2010. Na época o então presidente Lula veio a Salvador e assinou o projeto de construção de corredores exclusivos, neste mesmo trecho, para os ônibus articulados com um custo de R$ 570 milhões.
De acordo com o presidente da Casa Civil da Prefeitura Municipal de Salvador, João Leão, o governo da Bahia resolveu fazer uma modificação e adotar o PAC Mobilidade Urbana. “Esse R$ 570 milhões é PAC Copa. O governo da Bahia resolveu fazer uma modificação e adota o PAC Mobilidade Urbana, que é o metrô na Paralela. Esses R$ 570 milhões só poderão ser salvos se entrarem na mobilidade urbana de Salvador no PAC Copa”, disse.
No mês passado o Ministério das Cidades informou que qualquer mudança no projeto inicial seria vetada e Salvador e Cuiabá teriam que seguir a opção assinada pelo então presidente Lula.
Mesmo assim, houve a mudança. O secretário de Planejamento Zezéu Ribeiro disse nesta quinta-feira que não precisou de autorização do ministério para mudar o projeto.
“Não houve veto do Ministério das Cidades a coisa alguma. O que pode existir pelo Ministério das Cidades é a não aceitação de um outro modo para um contrato que ele referendaria. Eu posso fazer um outro contrato com a Caixa [Econômica Federal] com outro objetivo, com outra coisa. Então nós temos um contrato com a Caixa, com esse objetivo respaldado e consagrado pelo Ministério das Cidades para o PAC Copa”, explicou o secretário.
Um estudo feito pela Ivepar, Empresa de Infraestrutura revelou que o trecho não tem um número suficiente de passageiros que justifique a escolha pelo metrô. Para o assessor da secretaria de Planejamento, o projeto é pensado em longo prazo. “Agora é que a Paralela começa a ser ocupada.
Essa é uma solução que garanta não apenas a atender a demanda de 2011, mas atender a demanda de 2036, 2040, 2050”, disse Antônio Valença.
Em nota, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Pedro Godinho, lamentou que a decisão pelo metrô tenha sido tomada sem ter sido discutida com os vereadores e a população.
O secretário de Planejamento do Governo do Estado informou que as obras começam em 2012 e que devem estar prontas em junho de 2014, mesmo mês do início da Copa do Mundo.