O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) deram mais um passo em direção a uma parceria que vai gerar investimentos da ordem de 500 milhões de euros em projetos de mobilidade pública no Rio.
Representantes da entidade francesa tiveram um encontro com o secretário de Transportes, Julio Lopes, e o secretário de Fazenda, Renato Villela, para conhecer os detalhes dos projetos de mobilidade urbana desenvolvidos pelo Governo do Estado.
As negociações entre o Estado e a AFD começaram em julho, em Paris, numa reunião com o governador Sérgio Cabral. No encontro da última sexta- feira foi confirmada a intenção do investimento, que deve priorizar a construção da Linha 4 do metrô do Rio, obra que beneficiará 240 mil pessoas diariamente.
– A reunião foi um sucesso. O governo está muito otimista e confiante no andamento da parceria com a Agência Francesa. A oportunidade foi importante para esclarecer o cronograma de obras da Linha 4, que está com um mês à frente de seu planejamento de execução.
Ao final, os representantes franceses ficaram muito satisfeitos com o que viram – afirmou o secretário Julio Lopes.
O próximo passo será a vinda de técnicos franceses ao Brasil. Eles estarão no país em setembro para fazer uma análise macroeconômica do cenário brasileiro. Na ocasião, os técnicos aproveitarão para conhecer de perto os avanços desenvolvidos pelo Governo do Rio no setor de mobilidade pública.
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/08/22/agencia-francesa-vai-investir-em-projetos-de-mobilidade-publica-no-rio-de-janeiro/