Corredor exclusivo de Ipanema e Leblon passa a funcionar e 13 linhas mudam trajetos
A partir deste sábado, entra em funcionamento - das 6h às 21h em dias úteis e das 6h às 14h aos sábados, exceto feriados - o corredor exclusivo para ônibus (BRS) de Ipanema e Leblon, que ligará a av. Ataulfo de Paiva e a Rua Visconde de Pirajá ao sistema de Copacabana, implantado em fevereiro.
O novo sistema, que promete melhorar o fluxo nos bairros, muda também o trajeto de 13 linhas de coletivos: 8 deixarão de passar pelas vias com corredor expresso e outras 5 que tinham outro itinerário passarão a trafegar pela faixa preferencial.
Os pontos de ônibus foram separados em três grupos - BRS 1, BRS 2 e BRS 3 - onde vão parar linhas pré-determinadas.
Num primeiro momento ainda sem data para terminar, os motoristas serão só advertidos e receberão orientação, mas tão logo passageiros e condutores estejam habituados com o corredor, a desobediência às restrições de tráfego no BRS será punida com R$ 53,20 e três pontos na carteira de motorista.
Veículos com autorizações específicas, transporte escolar e táxi com passageiro também têm direito a andar na faixa dos ônibus. Demais veículos só poderão circular no corredor por um quarteirão para fazer conversão à direita, entrar em garagem ou parar em baias de serviços.
As baias do lado direito das vias deixarão de servir como vaga para automóveis e serão só parada de táxi, local de carga e descarga e estacionamento de motos.
10,6% menos ônibus nas duas vias
Ao todo, o BRS terá 16 pontos, seis no Leblon e dez em Ipanema, distantes cerca de 250m entre si. Após a experiência de Copacabana, a expectativa é que o corredor contribua para a redução de engarrafamentos nos bairros diante da redução de 10,6% da frota de coletivos que circulam na Ataulfo de Paiva e na Visconde de Pirajá.
O BRS também vai mudar 3 pontos dos ônibus do Metrô. A Estação N. S. da Paz vai para o nº 431 da R. Visconde de Pirajá; a antiga Estação Garcia D¿Ávila ficará no 577 da Visconde de Pirajá e a antiga Estação Jardim de Alah vai para o 221 da Ataulfo de Paiva, em frente ao Rio Design Leblon.
Coletivo novo só abrirá porta no ponto
Além de prometer dar mais fluidez ao trânsito, o BRS Leblon/Ipanema terá uma outra novidade. Quarenta novos veículos, que começarão a circular a partir de setembro, contarão com sensores que só permitem a abertura da porta em locais demarcados, pondo fim ao hábito de embarcar e desembarcar fora do ponto.
O novo ônibus, batizado de Mega BRS, também é equipado com piso mais baixo, na altura do meio-fio, para melhorar o acesso dos passageiros, motor na parte traseira e moderno sistema de amortecedores.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, os veículos deverão circular no corredor exclusivo com farol baixo de dia e à noite. Já o estacionamento nas baias existentes do lado esquerdo do sentido do tráfego deverá obedecer à sinalização existente.
Em setembro, a Rua Prudente de Morais e a Avenida General San Martin também deverão receber faixas exclusivas para ônibus. No mês seguinte, a tendência é de que o Centro seja beneficiado com corredores similares: as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco deverão ganhar os seus BRS. Já a implantação no Méier, Tijuca e em Vila Isabel, na Zona Norte, e Botafogo, na zona sul, deve ocorrer até o início de 2012.
Confira as linhas que não vão mais passar na Avenida Ataulfo de Paiva:
438 e 439
Itinerário alterado para Praça Atahualpa, Av. Visconde de Albuquerque, Av. Bartolomeu Mitre e R. Jardim Botânico
438 e 439
Itinerário alterado para Praça Atahualpa, Av. Visconde de Albuquerque, Av. Bartolomeu Mitre e R. Jardim Botânico
522
Trajeto alterado para Av. Niemeyer, Av. Visconde de Albuquerque, Av. Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico
Trajeto alterado para Av. Niemeyer, Av. Visconde de Albuquerque, Av. Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico
512 e 574
Rota mudada para Av. Gal. San Martin, Av. Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico
Rota mudada para Av. Gal. San Martin, Av. Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico
591 e 593
Percurso muda para Avenida General San Martin, Av. Bartolomeu Mitre. Não passarão mais pela Av. Ataulfo de Paiva sentido São Conrado (sentido Leme continuam passando)
Percurso muda para Avenida General San Martin, Av. Bartolomeu Mitre. Não passarão mais pela Av. Ataulfo de Paiva sentido São Conrado (sentido Leme continuam passando)
503
Itinerário alterado para Av. Gal. San Martin,Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque. Não passará mais pela Av. Ataulfo de Paiva sentido Alto Leblon
Itinerário alterado para Av. Gal. San Martin,Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque. Não passará mais pela Av. Ataulfo de Paiva sentido Alto Leblon
Alteração no itinerário da Linha Barra Expresso via Ipanema/General Osório, a 525. Confira:
Sentido Barra: não passará mais na orla de Ipanema, mas pela Prudente de Morais, Gal. San Martin, Afrânio de Melo Franco e Delfim Moreira. Após a orla do Leblon, o trajeto rumo à Barra segue como antes.
Sentido Barra: não passará mais na orla de Ipanema, mas pela Prudente de Morais, Gal. San Martin, Afrânio de Melo Franco e Delfim Moreira. Após a orla do Leblon, o trajeto rumo à Barra segue como antes.
Sentido Ipanema: Não passará mais pela R. Vinícius de Morais e seguirá da Av. Delfim Moreira para a Epitácio Pessoa, passando pela Visconde de Pirajá até a Estação General Osório