30 agosto 2011

Indra equipa estações do metro

O integrador vai implantar o sistema de bilhética nas novas estações do Metropolitano de Lisboa.

A Indra vai instalar nas novas estações de Metro da Linha Vermelha e Linha Azul, a serem inauguradas entre 2012 e 2013, um sistema de bilhética, no qual a validação de bilhetes prescinde de contacto físico.

“Com a formalização deste contrato, a Indra irá ficar responsável pela montagem e fornecimento de equipamentos de venda automática, controlo de acessos e monitorização para as novas estações das linhas vermelha e azul e integração no actual sistema de bilhética do Metropolitano de Lisboa E.P.E.”, explica um comunicado do fornecedor de tecnologia.

Os sistemas a introduzir pelo integrador permitem a informatização e automatização das vendas e validação dos bilhetes sem contacto, assim como o controlo de acessos ao cais de embarque dos comboios.

Além de maior comodidade para os passageiros, a solução permitirá aos funcionários do Metropolitano de Lisboa E.P.E. realizarem tarefas de gestão e contabilidade, de um modo mais rápido e eficiente, promete a Indra.

“O sistema de controlo de acessos permite ainda reduzir a fraude na utilização do meio de transporte e garante um meio de transporte mais amigo do ambiente devido à utilização de bilhetes sem contacto recarregáveis electronicamente, evitando deste modo o desperdício de papel“, refere o comunicado da empresa.

Segundo o documento, as estações da Linha Vermelha do Aeroporto, Encarnação e Moscavide deverão ser inauguradas até final do primeiro semestre de 2012, enquanto a nova estação da Linha Azul, Reboleira, tem como data prevista o final do primeiro trimestre de 2013.

Arquivo INFOTRANSP