Depois de informar que já não conta com a expansão do metrô para a Copa do Mundo de 2014, a prefeitura de Belo Horizonte agora desistiu também da implantação do BRT (do inglês Bus Rapid Transit) na avenida Pedro II. A via é uma das principais ligações do centro da capital mineira com a região da Pampulha, onde fica o Mineirão, estádio que receberá os jogos do Mundial.
O BRT era a principal obra para melhorar a mobilidade urbana em Belo Horizonte para a Copa de 2014, mas, segundo a prefeitura, o custo das desapropriações para sua implantação na avenida Pedro II inviabilizam os trabalhos. O projeto tinha orçamento de R$ 146 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As desapropriações teriam sido estimadas em R$ 83 milhões, mas uma nova avaliação definiu que seriam necessários R$ 153 milhões para a retirada de imóveis da avenida.
Segundo Ramon Victor Cesar, presidente da BHTrans, empresa responsável pelo gerenciamento do tráfego na cidade, os recursos devem ser realocados para a implantação do BRT nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I, também de acesso à Pampulha, e Cristiano Machado, principal ligação do centro com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana da capital. "A demanda (na Pedro II) é muito menor que nos outros corredores", disse o presidente da BHTrans.
O BRT era a principal obra para melhorar a mobilidade urbana em Belo Horizonte para a Copa de 2014, mas, segundo a prefeitura, o custo das desapropriações para sua implantação na avenida Pedro II inviabilizam os trabalhos. O projeto tinha orçamento de R$ 146 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As desapropriações teriam sido estimadas em R$ 83 milhões, mas uma nova avaliação definiu que seriam necessários R$ 153 milhões para a retirada de imóveis da avenida.
Segundo Ramon Victor Cesar, presidente da BHTrans, empresa responsável pelo gerenciamento do tráfego na cidade, os recursos devem ser realocados para a implantação do BRT nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I, também de acesso à Pampulha, e Cristiano Machado, principal ligação do centro com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana da capital. "A demanda (na Pedro II) é muito menor que nos outros corredores", disse o presidente da BHTrans.
De acordo com ele, ao invés de ter um BRT, a avenida passará por uma "adequação e melhoria" com a criação de pistas exclusivas para o transporte coletivo, usado por uma média de 150 mil passageiros por dia.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/bh-desiste-de-obras-de-mobilidade-urbana/191423
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