Como na campanha para ganhar a sede dos Jogos 2016 o transporte foi um dos principais pontos fracos do Rio, iniciar as obras viárias passou a ser uma prioridade. Afinal, são intervenções que demandam tempo: quatro linhas de BRTs (ônibus expressos) e o metrô Linha 4 (Barra/Zona Sul).
Entre todas as obras, a Transoeste (Barra a Santa Cruz/Campo Grande) será a primeira a ser finalizada e entregue em janeiro.
– A Transoeste era para ser construída em 2015 e adiantamos para 2012. Já a Transcarioca (Barra/Aeroporto Internacional Tom Jobim) terminaremos em dezembro de 2013 – detalhou o diretor executivo da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Bernardo Carvalho.
Em relação à Transolímpica, um dos principais BRTs, por ligar a Barra a Deodoro, os dois maiores centros de competições, o edital está em análise pela prefeitura e será divulgado ainda neste ano. As obras começarão no início de 2012.
A linha Transbrasil não tem previsão para entrar em o bras. De acordo com a prefeitura, como já existe o traçado (o BRT percorrerá a Avenida Brasil) as intervenções serão menores.
Já o metrô Barra/Zona Sul permanece com as obras dentro do cronograma.
http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/olimpiadas/2011/08/05/noticiaolimpiada,2184188/transportes-e-prioridade-para-rio-2016.shtml