20 agosto 2011

Atendentes virtuais orientam passageiros em aeroporto de Paris



Um aeroporto na França está fazendo experiências com atendentes virtuais em uma tentativa de empregar em seus terminais avatares que sempre sorriem, não precisam de intervalos e nunca fazer greve.

O projeto-piloto, que está sendo testado no aeroporto Orly, em Paris, teve início no mês passado e até agora foi encarado com um misto de deslumbramento e surpresa pelos viajantes, que frequentemente tentam tocar e falar com as imagens incrivelmente reais que os recebem e direcionam para seus portões de embarque.

As imagens parecem surgir do nada quando um funcionário do aeroporto aperta um botão para sinalizar o início de um embarque.

Atendente virtual orienta embarque no aeroporto de Orly, em Paris
Atendente virtual orienta embarque de passageiros no aeroporto de Orly, em Paris

Para fazer os avatares, três atendentes reais foram filmados em um estúdio. As imagens são então projetadas em uma silhueta humana feita de acrílico.

Os dirigentes do aeroporto acreditam que os atendentes virtuais, aos quais se referem como "hologramas 2D", chamem mais atenção e passem as informações aos passageiros de maneira mais eficaz que os tradicionais painéis eletrônicos.

"Bom dia! Convido você a se dirigir para seu portão de embarque. O aeroporto de Paris deseja a você uma boa viagem", diz o atendente virtual, enquanto o nome do destino de voo é projetado em sua imagem.

"As crianças gostam, é divertido. Elas se sentem atraídas e tentam brincar com eles", disse Didier Leroy, diretor de operações do aeroporto. "Poucas pessoas consideram os hologramas inúteis ou apenas uma besteira."


Criança observa atendente virtual em aeroporto de Paris
Criança observa atendente virtual em aeroporto de Paris


Segundo ele, a experiência será avaliada até o final do ano e pode ser expandida para outros aeroportos franceses, como o maior aeroporto de Paris, Charles de Gaulle.

A tecnologia por trás das imagens foi desenvolvida por uma agência de propaganda audiovisual de Paris.

Agentes similares já são empregados em aeroportos de Londres e Manchester desde o início deste ano.

Como disse Leroy, nem todos os passageiros gostam dos atendentes virtuais como as crianças. "É assustador como os olhos dele parecem seguir você", disse Cedric Olivier, piloto da Air France.

http://www1.folha.uol.com.br/turismo/961988-atendentes-virtuais-orientam-passageiros-em-aeroporto-de-paris.shtml

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