14 agosto 2011

Estradas de Ferro Russas terão trens de dois andares

Vagões serão construídos em conjunto por russos e franceses


O vice-presidente da companhia Estradas de Ferro Russas (RZD), Valentin Gapanovitch, aprovou o plano de desenvolvimento de trens com vagões de dois andares, que reforçarão o transporte regional da empresa.

Os vagões serão desenvolvidos pela russa Transmashholding, em conjunto com o consórcio francês Alstom (que detém 25% da Transmashholding), segundo informou a assessoria de imprensa da RZD. A produção deve ter início em 2014. A quantidade de composições ainda não foi negociada.

A informação é que as novas composições serão formadas por 6 ou 12 vagões para transporte de passageiros e duas locomotivas, uma em cada extremidade da composição. Esse tipo de trem deve circular nas linhas que ligam Moscou a Tver, Yaroslavl, Vladimir, Ryazan, Tula e Kaluga.

Os vagões serão divididos em três classes. Além disso, haverá no trem compartimentos VIP para duas pessoas, com poltronas modelo grand luxe, compartimento para cadeirantes com acompanhante, vagão-restaurante e espaço para grandes volumes.

Todos os vagões terão ar-condicionado, banheiros ecológicos, passagem hermética de um vagão para outro, bem como um sistema de câmaras de vigilância. A velocidade máxima prevista para esse tipo de trem é de 160 quilômetros por hora.

Arquivo INFOTRANSP