A Veolia Transdev, subsidiária de transportes do grupo francês Veolia Environnement, está interessada na concessão do Metro de Lisboa (ML), mas avisa que a operação só tem potencial com gestão integrada das quatro linhas do metropolitano da capital, refere o semanário Expresso.
Segundo Pires da Fonseca, responsável em Portugal pelo negócio ferroviário da Veolia Transdev, só a gestão integral do serviço (das quatro linhas do Metro de Lisboa) pode garantir as vantagens de uma eventual concessão. Por outro lado, caso o Governo decida avançar com a privatização da gestão do ML, o êxito da concessão privada do Metro de Lisboa «deve ser feita por prazos nunca superiores a oito anos».
O desempenho da infraestrutura tem de ir muito além da mera oferta do serviço de transporte, defendeu o gestor apontando para a valorização das estações a nível de serviços de restauração e distribuição.
O Metropolitano de Lisboa fechou ano de 2010 com prejuízos que rondaram 149 milhões de euros. O endividamento da empresa é histórico sendo estimado em 3,8 mil M€.