30 agosto 2011

AL/MT promove audiência pública para apresentar vantagens do VLT

Riva esteve na Cidade do Porto, em Portugal, lembra que uma das alternativas implantadas com êxito em Portugal foi a construção de estacionamentos próximos às estações do VLT, para facilitar e estimular o uso também pelas classes A e B

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso-AL/MT, vai promover na próxima sexta (2) uma audiência pública para a apresentação detalhada do modal de transporte que será implantado em Cuiabá e Várzea Grande até a Copa do mundo de 2014, o VLT.
O presidente do parlamento estadual, deputado José Riva (PP) foi quem requereu a audiência, que será realizada às 14 horas no plenário da Assembleia Legislativa.
Para o deputado, o evento será mais uma oportunidade para a população conhecer as vantagens do VLT em relação ao BRT – Bus Rapid Transit, já que o encontro contará com a presença de especialistas nos dois modais.

“Nunca vi nenhum empecilho na implantação do VLT. E a presidente da república Dilma Roussef foi coerente ao referendar a escolha do Governo do Estado”, comemorou Riva. Também explicou que o primeiro passo foi dado e em pouco tempo o VLT transformará Cuiabá numa cidade moderna e bem aparelhada, com transporte público de qualidade e ecologicamente correto, por um preço justo.

Outra vantagem se refere ao número reduzido de desapropriações necessárias para implantar o metrô de superfície.

Fator determinante que, além de dar tranquilidade aos proprietários e locatários dos imóveis em questão, vai gerar uma economia significativa aos cofres públicos, evitando que o Governo do Estado tenha que enfrentar embates jurídicos e pagar indenizações elevadas pelos imóveis localizados onde seria implantado o “ultrapassado” sistema Bus Rapid Transit – BRT, que exigiria pelo menos 1.300 desapropriações.

Riva, que recentemente esteve na Cidade do Porto, em Portugal, lembra que uma das alternativas implantadas com êxito em Portugal foi a construção de estacionamentos próximos às estações do VLT, para facilitar e estimular o uso também pelas classes A e B, desafogando o caótico trânsito de Cuiabá e Várzea Grande. Essas cidades têm uma frota de 398,6 mil veículos.

O número representa o crescimento de 92% em relação à frota de veículos registrada em 2004, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

População favorável

A Associação dos comerciantes e empresários das avenidas Fernando Correa, FEB e Prainha já se manifestaram favoráveis à implantação do VLT devido ao número reduzido de desapropriações que o modal requer. (Com informações da assessoria).

Arquivo INFOTRANSP