27 agosto 2011

Curitiba - São Paulo busca referências de mobilidade em Curitiba

 Dirigentes e técnicos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) estiveram nesta quinta-feira (25) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para conhecer algumas características do planejamento da cidade, mais especificamente detalhes da Rede Integrada de Transporte Público (RIT). O grupo de 30 pessoas da EMTU tem visita programada à pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) para complementar o roteiro de trabalhos em Curitiba.

“Queremos tentar entender melhor como Curitiba consegue essa aderência da rede de transporte à estrutura da cidade”, comentou o gerente de Desenvolvimento e Planejamento da EMTU, Ivan Carlos Regina. A EMTU gerencia os sistemas de transporte publico intermunicipal nas regiões metropolitanas do Estado São Paulo.

O grupo foi recebido pelo presidente do Ippuc, Cléver de Almeida, que mostrou alguns detalhes do planejamento urbano da cidade e a composição do sistema de transporte nesse contexto. “Transporte público, uso do solo e sistema viário. O planejamento de Curitiba contempla estas três áreas simultaneamente”, destacou Almeida.

Linha Verde - Depois da abordagem do histórico do planejamento urbano e da evolução do sistema de transporte até chegar no novo Ligeirão, o presidente do Ippuc mostrou os dois grandes projetos de mobilidade e desenvolvimento urbano que estão sendo implementados na cidade: Linha Verde e Metrô Curitibano.

Os dirigentes da EMTU puderam ver um pouco de como a Linha Verde está sendo preparada para se transformar na nova via estrutural e eixo de transporte da cidade.  O projeto da Linha Azul do Metrô, do Sul até o Centro da cidade (primeira fase) e seguindo até o extremo Norte, também foi mostrado. Em todo o percurso, o metrô cruzará a cidade desde o Sul (CIC) ao Norte, vindo da Linha Verde e seguindo por baixo da canaleta até o Santa Cândida).

Um dos pontos que interessaram os técnicos da empresa paulista de transportes foi a solução de uso para as canaletas com a futura implantação do sistema de metrô. A área, em vez de ser destinada ao tráfego de veículos, será devolvida aos pedestres e as bicicletas.

Arquivo INFOTRANSP