A obra considerada a mais importante das atuais intervenções viárias da Prefeitura foi inciada há oito meses, consumiu 380 toneladas de explosivos e está orçada em R$ 550 milhões de reais
O prefeito Eduardo Paes esteve na manhã desta quinta-feira, dia 18, na Grota Funda, na Zona Oste, para acompanhar a última perfuração do túnel da Transoeste - corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande.
Com isso, foi concluída a abertura completa do túnel de 1.100 metros, com a união dos emboques das duas galerias que faz a ligação do Recreio dos Bandeirantes com o bairro de Guaratiba. A Transoeste é um dos três corredores que compõem o projeto de preparação viária da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ao lado da Transcarioca e da Transolímpica.
Acompanhado do secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o prefeito comentou sobre a importância desta obra para a cidade:
- Essa cidade tem tantos túneis so agora conclui o primeiro do maciço da Pedra Branca, numa área tão importante do Rio. Ou seja, era uma parte da cidade que, literalmente, tinha uma barreira.
Então, é muito bom poder trazer para a Zona Oeste uma ligação direta. É o primeiro túnel que a Zona Oeste recebe e sem dúvida nenhuma isso aqui vai melhorar muito o fluxo de veículos na região. Mas, mais importante de tudo é que a gente vai ter aqui o primeiro BRT da cidade do Rio de Janeiro, que é um transporte de alta capacidade com características de metrô, com todo o conforto e onde o Bilhete Único vai poder ser utilizado também.
A abertura do maciço foi iniciada pelo emboque do túnel na altura do Recreio dos Bandeirantes. Foram consumidas ao todo 380 toneladas de explosivos, ao longo de oito meses de trabalho, com cerca de dois a três avanços por dia. Concluídas todas as explosões, a Secretaria Municipal de Obras inicia a preparação do túnel para instalação dos sistemas de segurança, ventilação e iluminação, além de execução de drenagem para prevenção de possíveis infiltrações nas abóbodas.
O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, explicou quais serão os próximos passos da Transoeste:
- Hoje temos 65% da Transoeste concluída. Nesse túnel especificamente falta fazer a implantação das drenagens, o sistema de segurança de combate a incêndio, ventilação e o próprio pavimento.
Em relação ao restante da Transoeste ainda temos algumas áreas para executarmos o pavimento, algumas áreas de aterro, que estão faltando aqui no trecho de Guaratiba, e os viadutos que estão sendo finalizados, tanto na ponte sob o Canal de Sernambetiba, quanto aqui no lado da Ilha de Guaratiba.
Parte do material proveniente da explosão foi triturado e está sendo utilizado para terraplanagem na execução das obras de alargamento da Avenida das Américas, previstas no escopo da construção da Transoeste, sendo um importante caráter sustentável, já que há a reutilização de materiais - evitando a exploração de pedreiras e saibreiras - e redução no transporte de entulho.
A abertura do túnel da Grota Funda faz parte do segundo lote da obra, orçado em R$ 550 milhões - toda implantação do Transoeste possui investimento estimado em R$ 800 milhões, dividida em cinco lotes.
Este segundo lote abrange a implantação das pistas laterais da Avenida das Américas, entre a Avenida Salvador Allende e Canal de Sernambetiba. Também está sendo executada a duplicação da ponte sobre o canal e da pista da Avenida das Américas entre a Alceu de Carvalho e a Estrada do Pontal.
Estão sendo construídas alças de acesso à Guaratiba, readequando as vias, tanto para as entradas de Ilha de Guaratiba quanto para as de Barra de Guaratiba. O trecho das Américas depois do túnel da Grota Funda também será duplicado até a Estrada da Pedra, em Guaratiba.
Durante todo processo de abertura do túnel a Serra da Grota Funda continua aberta ao tráfego, assim como após o término da obra da Transoeste, quando a pista passará a ser uma via alternativa ao corredor expresso, que não terá pedágio.
A Secretaria Municipal de Obras iniciou em julho de 2010 as obras da Transoeste - corredor expresso de 56 quilômetros que vai ligar o Jardim Oceânico a Campo Grande e Santa Cruz. A Prefeitura estima que o investimento total das obras seja de R$ 800 milhões, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia.
As obras serão concluídas no primeiro semestre de 2012 - hoje 65% da intervenção já está finalizada.
O traçado, dividido em cinco lotes, inicia no lote 0 (na altura dos shoppings Downtown e Cittá América), que será licitado ainda em 2011. Os lotes 1, 2, 3 e 4 - cujas obras estão em andamento - já foram contratados e licitados.
O sistema é totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras. O corredor central conta ainda com linhas alimentadoras dos bairros periféricos. O viaduto Orlando Raso, entre as avenidas das Américas e a Salvador Allende, já foi inaugurado, permitindo melhora no tráfego da região
http://www.portalguaratiba.com.br/2011/noticias/190801_concluida_a_escavacao_do_tunel_da_grota_funda.html