O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (15), uma das mais importantes fases da expansão do metrô para a Barra da Tijuca, a detonação para as escavações da estação São Conrado.
Os trabalhos em São Conrado estarão concentrados na execução do túnel de serviço, que terá extensão de 195 metros e profundidade de até 15 metros abaixo do nível da rua. Segundo o governador Sérgio Cabral, não há, no mundo, um túnel metroviário tão longo quanto o que será construído, com cinco quilômetros.
"É um sonho desafiador, de mobilidade, que vai ser um grande legado que as Olimpíadas deixarão para a população. Essa obra estava prevista há 13 anos e nós conseguimos tirá-la do papel. Quem vai ganhar com isso não é só o morador da Rocinha, de São Conrado, da Barra da Tijuca, de Ipanema e do Leblon, mas todo o Rio. Não há nenhum túnel metroviário com cinco quilômetros de extensão no mundo, e o túnel que vai ligar a Barra da Tijuca à estação São Conrado tem essa extensão.", disse o governador.
As detonações para as escavações acontecem de três a quatro vezes por dia, entre 8h e 18h. Duzentos operários irão trabalhar no local. Atualmente, o projeto da Linha 4 gera 1.500 empregos diretos e indiretos, número que chegará a 2.300 no pico das obras do trecho. Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, está sendo feito o possível para que os transtornos sejam os menores para a população.
A previsão é que todo o túnel de serviço seja escavado até dezembro de 2011 e já em janeiro de 2012 sejam iniciadas as escavações do túnel de via. A expectativa da Secretaria de Transportes é de que, em um mês, as escavações avancem em média 5 metros ao dia, utilizando 500 kg de explosivos por detonação. Segundo um estudo de demanda realizado pelo Estado, a estação São Conrado receberá em média 36 mil pessoas por dia.
Linha transportará 240 mil passageiros por dia
Com a linha de 14 quilômetros de extensão, os cariocas levarão 35 minutos do centro do Rio à Barra da Tijuca. A Linha 4 terá seis estações, passando pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. Com a ampliação, o metrô do Rio poderá transportar 240 mil passageiros por dia. As obras, que custarão R$ 5 bilhões, serão entregues em 15 de dezembro de 2015.
A previsão é que todo o túnel de serviço seja escavado até dezembro de 2011 e já em janeiro de 2012 sejam iniciadas as escavações do túnel de via. A expectativa da Secretaria de Transportes é de que, em um mês, as escavações avancem em média 5 metros ao dia, utilizando 500 kg de explosivos por detonação. Segundo um estudo de demanda realizado pelo Estado, a estação São Conrado receberá em média 36 mil pessoas por dia.
Linha transportará 240 mil passageiros por dia
Com a linha de 14 quilômetros de extensão, os cariocas levarão 35 minutos do centro do Rio à Barra da Tijuca. A Linha 4 terá seis estações, passando pelos bairros de São Conrado, Gávea, Leblon e Ipanema. Com a ampliação, o metrô do Rio poderá transportar 240 mil passageiros por dia. As obras, que custarão R$ 5 bilhões, serão entregues em 15 de dezembro de 2015.