01 setembro 2011

Metro de Lisboa com bilhética sem contacto

Um sistema de bilhética sem contacto nas novas estações do Metropolitano de Lisboa (Linha Vermelha e Azul), a serem inauguradas entre 2012 e 2013 vai ser colocado pela Indra. Pela formalização do contrato com a Metropolitano de Lisboa E.P.E., a Indra irá ficar responsável pela montagem e fornecimento de equipamentos de venda automática, controlo de acessos e monitorização para as novas estações das Linhas vermelha e azul e integração no actual sistema de bilhética do Metro.

Os sistemas a introduzir pela Indra permitem a informatização e automatização das vendas e validação dos bilhetes sem contacto, assim como o controlo de acessos ao cais de embarque dos comboios. Desta forma, será mais rápido e cómodo o acesso dos passageiros ao Metro de Lisboa.

Simultaneamente, permitirá aos funcionários do Metropolitano de Lisboa E.P.E. realizar tarefas de gestão e contabilidade relacionadas de um modo mais rápido e eficiente, permitindo a libertação de recursos para outro tipo de tarefas. O sistema de controlo de acessos permite ainda reduzir a fraude na utilização do meio de transporte e garante um meio de transporte mais amigo do ambiente devido à utilização de bilhetes sem contacto recarregáveis electronicamente, evitando deste modo o desperdício de papel.

As estações da Linha Vermelha, Aeroporto, Encarnação e Moscavide, deverão ser inauguradas até final do primeiro semestre de 2012, enquanto a nova estação da Linha Azul, na Reboleira, tem como data prevista o final do primeiro trimestre de 2013.

O Metropolitano de Lisboa E.P.E. tem vindo a trabalhar com a Indra em todo o seu sistema de bilhética desde a introdução do controlo de acessos sem contacto. No início deste ano, a Indra foi também responsável pela integração de módulos de pagamento electrónico nas máquinas automáticas e semi-automáticas de venda de títulos de transporte.

Um projecto que está ainda na fase de implementação e que permite aos utentes do Metro efectuar pagamentos nas máquinas automáticas com cartões bancários de chip com protocolo EMV, sigla que designa os três Sistemas de Pagamento Internacionais, Europay, MasterCard e Visa. A Indra é uma das empresas líderes em bilhética em todo o mundo, com projectos desenvolvidos para os Metros de Madrid, Barcelona, Valência, Atenas, Lisboa, Chile, Xangai, Calcutá, Mumbai, Austin (Texas) ou St. Louis, bem como para o comboio suburbano do México.

A Indra é uma das principias multinacionais de Tecnologias de Informação da Europa e América Latina. Em 2010 as suas vendas alcançaram um volume de 2.557M€, onde 40% provém do mercado internacional. Conta com mais de 30.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.

Em Portugal desde 1997, a Indra tem actualmente uma equipa de 400 colaboradores com elevada especialização.

http://static.publico.pt/carga_transportes/Noticia/1510192

Arquivo INFOTRANSP