16 setembro 2011

Novos trens do metrô previstos para este ano chegarão apenas em 2012

Primeiros trens chegariam em dezembro, 1 ano e meio depois do prazo.


Metrô Rio alega que terremoto no Japão provocou atraso na fabricação.


A concessionária Metrô Rio informou que haverá mais um atraso na chegada dos novos trens fabricados na China. Os primeiros, da frota de 19 trens, iriam chegar em dezembro, quase um ano e meio depois do prazo. Mas, agora, a previsão é para fevereiro. No entanto, apenas um trem deverá chegar nessa remessa.
Nesta quinta-feira (15), o porta-voz do Metrô Rio, Joubert Flores, disse que por causa do terremoto no Japão, algumas peças chegaram com atraso à fábrica na China. Por isso, o primeiro trem só vai ficar pronto em dezembro.

A Agência Reguladora dos Transportes (Agetransp) informou que em maio multou o metrô em R$ 374 mil pelo atraso na entrega dos trens. Mas a concessionária não pagou e recorreu à Justiça. Em relaçã
o a um possível novo atraso, a Agetransp alegou que não foi comunicada oficialmente sobre o assunto.

Passageiros reclamam do transporte
Quem usa o transporte todos os dias reclama da
rotina de superlotação, do mau funcionamento do ar-condicionado, e da demora dos trens do metrô.
Em abril, a convite do Metrô, a reportagem do RJTV esteve na cidade de Changchun, na China, onde estão sendo fabricadas as composições, todas modernas e com ar-condicionado.

Durante a visita que aconteceu em 27 de abril, o ex-presidente da empresa, José Gustavo de Souza Costa, deu um prazo para a chegada dos primeiros trens da nova frota.

“Chegam no final do ano e começam a entrar em circulação no começo do ano que vem. Infelizmente, as questões industriais, o tempo de fabricação, e pelas exigências nossas, o trem demorou mais do que nós gostaríamos”, falou Souza, na ocasião.

Maratona de testes

Quem usa o metrô vai precisar ainda de mais paciência. Quando ficarem prontos, na China, os trens vão ser trazidos para o Brasil de navio, numa viagem que vai durar dois meses. Ao
 chegarem ao Rio, os veículos ainda terão que passar por testes, antes de serem usados pela população.
No fim de 2010, o governador Sérgio Cabral pediu à Agetransp punição
 para o metrô, já que pelo contrato, os trens deveriam ter começado a chegar em agosto do ano passado.
“De março até o meio do ano que vem, a gente vai ter até quatro trens sendo testados simultaneamente, e partir daí, julho, agosto, você vai ter a cada mês, dois novos trens. Então, a gente imagina que em setembro do ano que vem, a gente já tenha pelo menos seis trens em condições de operar”, falou Joubert Flores.
De acordo o Metrô, somente em março de 2013, todos os19 trens chineses estarão a serviço da população.


Secretaria cobra explicações
A Secretaria Estadual de Transportes, informou por meio de nota, “que cobrou à Metrô Rio, nesta quinta-feira (15), informações exatas sobre novo atraso na entrega dos trens”. Ainda segundo a nota, “da mesma forma que procedeu em maio deste ano, quando recomendou multa à concessionária, que acabou aplicada no valor de R$374 mil, a Secretaria exigirá da Agetransp máximo rigor na execução das cláusulas previstas em contrato e nova aplicação de multas cabíveis, caso se configure novo descumprimento de prazo”.

Arquivo INFOTRANSP