20 setembro 2011

Bilhete único metropolitano funcionará em 20 estações da Grande SP até o fim do ano, diz secretário

Conselho da nova região metropolitana foi instalado nesta terça-feira

O bilhete único metropolitano vai começar a funcionar nas 20 principais estações que possuem integração entre EMTU, CPTM e Metrô até o final do ano, segundo o secretário de desenvolvimento metropolitano, Edson Aparecido. Já a inclusão dos ônibus municipais no sistema deve acontecer apenas no início de 2012.

- Os testes nos validadores já foram feitos. Até o final do ano, as 20 principais estações que integram os modais estatuais já terão bilhete único metropolitano. Numa segunda etapa, virão os municípios.

O tempo que os usuários terão para fazer as integrações, entretanto, ainda não foi definido. As declarações foram feitas pelo secretário na cerimônia de instalação do conselho consultivo que vai administrar a RMSP (Região Metropolitana de São Paulo), na manhã de4sta terça-feira (20).

A nova gestão da região foi criada por meio de uma lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), em junho deste ano, e visa criar soluções integradas para os 39 municípios da Grande São Paulo.

O prefeito Gilberto Kassab foi escolhido como primeiro presidente do conselho, que terá sua primeira reunião em cerca de 15 dias. EM seu discurso, Kassab enumerou as cinco prioridades que deverão ser discutidas pelo conselho: saneamento básico, coleta e tratamento de lixo, transporte público, poluição ambiental e a construção de um terceiro aeroporto na RMSP. Segundo o prefeito, a possibilidade de pensar em soluções conjuntas é de extrema relevância.

- Considero esse dia um dos mais importantes dos últimos tempos para o fortalecimento dos municípios.

Terceiro aeroporto
A construção de um terceiro aeroporto na RMSP deve ser um dos primeiros temas a serem debatidos pela nova gestão. Segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a questão aeroportuária é um dos principais estrangulamentos do Estado.

- Esse é o modal que mais cresce no Brasil. Temos que pensar na criação de um terceiro aeroporto a médio prazo.

O governador citou o crescimento no número de passageiros em diversos países. Segundo ele, nos últimos 12 meses, o incremento nos Estados Unidos foi de 3%, na China de 9% e no Brasil de 19%. Ainda não há, entretanto, decisões específicas para o início da construção, como o local de instalação, ou o tipo de financiamento. Mas, o governador admitiu que as obras devem ser viabilizadas por meio da iniciativa privada.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/bilhete-unico-metropolitano-funcionara-em-20-estacoes-da-grande-sp-ate-o-fim-do-ano-diz-secretario-20110920.html

Arquivo INFOTRANSP