09 setembro 2011

Cidades-sede da Copa se reúnem em Belo Horizonte para discutir mobilidade

A mobilidade urbana foi tema do Seminário Técnico de Transporte e Tráfego das Sedes, promovido pela FIFA, nesta quinta-feira, em Belo Horizonte. Minas Gerais apresentará nesse encontro em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte o planejamento das obras de mobilidade e as principais linhas de ação para a operação de transporte e tráfego, durante o encontro que reúne, até esta sexta-feira (26), representantes das 12 cidades-sede do Mundial.
 
O planejamento destaca ações para a expansão do transporte público na capital e entorno bem como para a melhoria da fluidez do tráfego nos principais pontos de acesso às infraestruturas esportivas e turísticas do Estado. “Nosso compromisso é fazer com que o visitante se desloque entre aeroporto, estádios e destinos turísticos com rapidez e segurança.
Para isso, contaremos com o BRT (Bus Rapid Transit), os terminais metropolitanos, a Linha Verde e a duplicação da LMG 800, que vai oferecer uma nova via de acesso do Aeroporto de Confins ao centro da capital”, explicou Sergio Barroso, secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa). O seminário contou ainda com a participação do prefeito Marcio Lacerda e do presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Teixeira e de Fulvio Danilas da Fifa.
 
Para o presidente do COL, a operação de transporte é fundamental se o país deseja desempenhar um papel referencial durante o evento esportivo. “Precisamos trabalhar juntos para alinhar e integrar governos com o objetivo de padronizar normas de tráfego e transporte para a Copa”, destacou Ricardo Teixeira.
 
O diretor executivo de competições e operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, enfatizou a importância dessa mudança cultural para o êxito do evento.
 
“Ao redor do estádio, por exemplo, os visitantes irão caminhar por passagens seguras e agradáveis. Haverá diferentes áreas de acesso para diferentes tipos de público, como torcedores, autoridades nacionais e estrangeiras, imprensa, membros da FIFA e demais grupos que vão trabalhar durante a Copa. Os projetos de mobilidade serão fundamentais para que esse fluxo funcione de maneira eficiente.”, pontuou Trade.
 
Plano de Mobilidade: ações priorizadas pelo Estado para integração com intervenções da PBH no tema mobilidade para a Copa do Mundo
 
O plano de mobilidade estadual foca em três principais áreas: Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte; infraestrutura de transporte urbano e intermunicipal na região, e acesso aos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) e destinos indutores de turismo.
 
O plano prevê a implantação de 10 terminais metropolitanos: seis terminais do BRT (São Benedito, Ressaca, Morro Alto, Ribeirão das Neves, Justinópolis, Alvorada) para integrar o transporte da RMBH, os outros quatro deverão ser modernizados.
 
Para melhorar o acesso ao aeroporto Internacional Tancredo Neves e aos destinos turísticos da região Metropolitana a previsão é realizar obras em dois trechos da LMG 800: Com o fechamento à circulação de veículos da via entre o terminal de passageiros e a área comercial, serão necessárias obras para alterar o traçado do acesso ao aeroporto. Em outro trecho haverá duplicação e pavimentação da LMG 800 o que vai assegurar mais fluidez do trânsito.
 
Na MG 424, uma via alternativa à linha Verde – que dá acesso ao aeroporto, estão previstas melhorias para aumentar a capacidade da via.
 
No contorno norte de Lagoa Santa o planejamento é a implantação de nova rodovia para facilitar o acesso a importantes destinos turísticos na RMBH. Essa nova via vai ligar a MG 424, nas proximidades do aeroporto, até a MG 010 onde ficam diversos destinos turísticos como a Serra do Cipó, Parque do Sumidouro etc. Ela terá cerca de 15 km. Também está sendo feito um diagnóstico dos principais acessos a destinos turísticos situados num raio de 100 km da capital para posterior definição de quais trechos deverão ser restaurados.
 
Na capital Belo Horizonte o projeto mais importante é a implantação de três BRT: Antônio Carlos / Pedro I, Área Central, Cristiano Machado.

Arquivo INFOTRANSP