20 setembro 2011

Testes começam em 2012 com auxílio de técnicos paulistas

As operações iniciais do Metrofor terão o auxílio de técnicos do metrô de São Paulo. Os testes começam no primeiro semestre de 2012. A previsão é de que o transporte de passageiros comece no segundo semestre de 2012

Técnicos paulistas visitaram ontem a estação São Benedito do Metrofor

Segundo semestre de 2012. Esse é o prazo dado pelo secretário de Infraestrutura do Ceará, Adail Fontenele, para o início das operações comerciais do Metrô de Fortaleza (Metrofor) com transporte de passageiros. Atualmente, o Metrofor tem mais de 90% das obras civis concluídas. A previsão é de que elas terminem até o fim deste ano. Depois, os trens começam os testes dinâmicos no primeiro semestre de 2012. E, até o fim do ano, os passageiros começam a ser transportados.

Essa é a primeira linha de metrô da Região Metropolitana de Fortaleza e vai ligar a Capital a Maracanaú, com 24,1 quilômetros de extensão. A linha deve transportar 100 mil passageiros por dia. Devido à inexperiência do Ceará em operação de metrô, uma parceria foi firmada com a Secretária de Transportes e o Metrô de São Paulo. “Temos um metrô operando há 37 anos. Toda a experiência que acumulamos, podemos passar para o restante do País”, afirma o secretário de Transportes de São Paulo, Jurandir Fernandes, durante visita às obras do Metrofor.

A comitiva paulista também aproveitou a passagem pelo Ceará para conhecer a fábrica de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) da empresa Bom Sinal, localizada em Barbalha, no Cariri, a 503 quilômetros de Fortaleza. ”Estamos estudando a instalação de um VLT na Baixada Santista”, antecipa Jurandir Fernandes. Para o secretário, o Brasil tem “uma dependência externa na produção de trens. Como o Ceará tem uma empresa que produz VLT, essa pode ser uma alternativa”.

O problema é que o VLT produzido no Ceará é rebocado através de locomotivas movidas a óleo diesel, o que não interessa aos projetos de São Paulo. Os motivos são a poluição ambiental, além da adequação ao modelo paulista. Só haveria interesse caso os trens fossem movidos a eletricidade.

“Temos a intenção de desenvolver o VLT elétrico em parceria com empresas internacionais. Esse é o modelo utilizado na Europa”, informa Mário Florenzano, diretor da empresa Bom Sinal. Mas ainda não há prazos para isso e a empresa continuará investindo no VLT a diesel, por ser um modelo mais barato e de mais fácil implantação.
 
Parangaba-Mucuripe
Sobre as obras do ramal Parangaba - Mucuripe, que deverá ganhar uma linha de VLT, o secretário de Infraestrutura do Ceará, Adail Fontenele, garante que projeto será concluído antes da Copa de 2014. A licença prévia para a obra já foi fornecida pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).

“A Seinfra agora avalia o projeto de engenharia. Depois, vamos apresentar à população, com muita calma, o plano de reassentamento”. Segundo ele, o compromisso do governo é de que sejam construídas moradias dignas, com acesso à serviços básicos como saúde, educação e transporte.

Quando
ENTENDA A NOTÍCIA
As operações comerciais, com transporte de passageiros, do Metrô de Fortaleza (Metrofor) devem ser iniciadas até o fim de 2012. Nos primeiros meses, a equipe do Metrofor contará com o auxílio de técnicos do Metrô de São Paulo.

SAIBA MAIS

Além do secretário de Transportes de São Paulo, Jurandir Fernandes, também participaram da comitiva: o presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda; o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira; e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes.

Eles visitaram as obras na estação São Benedito, uma das mais avançadas na linha Sul do Metrofor.

Também visitaram a estação Virgílio Távora, em Maracanaú, onde puderam conhecer o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) produzido pela Bom Sinal.

Depois, eles seguiram para a fábrica da empresa, em Barbalha.

Arquivo INFOTRANSP