19 setembro 2011

São Paulo inicia contagem regressiva para abertura do Mundial

O governador Geraldo Alckmin embarcou na manhã de sexta-feira, dia 16, no trem da CPTM na Estação da Luz e seguiu até a Estação Corinthians/Itaquera (cerca de 23 minutos).

Esse trecho, batizado de “Expresso da Copa”, não terá as paradas intermediárias durante o mundial de futebol, garantindo um acesso ainda mais rápido dos torcedores ao estádio. O sistema metroferroviário será responsável pelo transporte de 73% dos torcedores durante a Copa.

O evento, que também contou com a presença do prefeito da capital, Gilberto Kassab, consistiu na ida de trem do centro da cidade até Itaquera. Além disso foram vistoriadas as áreas que receberão melhorias viárias, as obras do Pólo Institucional daquele bairro e a construção do estádio.

No local onde está sendo construída a arena, será inaugurado um Relógio de Contagem Regressiva produzido pela Prefeitura de São Paulo, que na oportunidade deu posse aos integrantes do Comitê Municipal da Copa de 2014. Eles ficarão sob a coordenação do secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Emanuel Fernandes. Também foram homenageados atletas paulistas campeões mundiais.

Investimentos

O Governo do Estado e o município de São Paulo investem cerca de R$ 50 bilhões em mobilidade urbana, especialmente no plano de expansão das redes de trem e metrô. Os investimentos incluem a aquisição e modernização de trens, diminuição do intervalo entre os embarques e a requalificação de diversas estações. Serão 72,5 km a mais de CPTM e Metrô, um acréscimo de 22% até 2014.

E para melhorias no sistema viário da região leste, o Governo do Estado e a Prefeitura firmaram um convênio no valor de R$ 478,2 milhões para cinco estratégicas obras que garantirão mais mobilidade no eixo norte-sul, no entorno do Pólo Institucional de Itaquera e na conexão da região com o aeroporto de Guarulhos e com o Rodoanel.

É importante reforçar que os três macro-objetivos de São Paulo com a Copa do Mundo são: consolidar a cidade como destino internacional de eventos; garantir excelência na prestação de serviços aos visitantes; e priorizar investimentos que representem efetivo legado à população.

Arquivo INFOTRANSP