16 setembro 2011

Estação de Metrô em Taboão da Serra está prevista para 2020

O governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira, dia 15, duas novas estações da linha amarela do Metrô, a Luz e República. O secretário estadual de transportes, Jurandir Fernandes, disse que a extensão até Taboão da Serra está confirmada, possivelmente através de uma Parceria Público-Privada. A previsão é a cidade receba o Metrô apenas em 2020.

A primeira fase da expansão da linha amarela foi concluída com a entrega das duas estações. Agora a previsão é que a segunda fase, onde serão construídas as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, seja concluída até 2014. As obras até Taboão da Serra só serão iniciadas no final da conclusão dessa segunda etapa.

Metrô deve demorar mais 9 anos para chegar até Taboão da Serra

Outra informação importante dada pelo secretário é que na expansão até Taboão da Serra terá pelo menos duas estações, provavelmente entre a estação Vila Sônia e a divisa com a cidade. Existe a possibilidade de ampliar para três novas estações, mas o plano só será apresentado no final deste ano.

“Na extensão até Taboão da Serra, há, sim, a possibilidade de ser uma extensão da PPP (Parceria Público-Privada). O que nós estamos fazendo agora é o funcional para saber realmente qual o traçado dela, como ela vai chegar a Taboão da Serra e quantas estações nós vamos fazer. A previsão é de no mínimo duas”, afirmou o secretário Fernandes durante a inauguração da estação Luz.

Os trens da Linha 4-Amarela são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. A maior novidade é a tecnologia "driverless", que permite a operação dos trens sem condutor, usando sistema informatizado. Com a operação automática, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, possibilitando mais agilidade à operação dos trens e muita segurança.

A frota de 14 trens também oferece muito conforto aos usuários, com ar-condicionado, passagem livre entre carros (salão contínuo), baixo nível de ruído e permite a comunicação direta com o centro de controle. As estações da Linha 4-Amarela são dotadas de portas de plataforma, separando a plataforma das estações das vias dos trens. Essas portas se abrem simultaneamente com as do trem, que estaciona no ponto exato das entradas e saídas dos usuários, garantindo maior segurança no embarque e desembarque de usuários.

Arquivo INFOTRANSP