16 setembro 2011

Para Alckmin, passageiros "preferem ir apertados" de trem e metrô em São Paulo

Em inauguração de novas paradas da Linha 4 - Amarela, governador diz que opção de usuários é por viagem mais curta. Agora, estação nova na capital, só em 2013



São Paulo - O governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), comemorou o aumento do número de usuários do metrô e dos trens. Ele participou, nesta quinta-feira (15), da viagem inaugural de duas novas paradas da Linha 4 - Amarela, na capital paulista, na Luz e na República. “Nós hoje transportamos 215 mil passageiros por dia na Linha 4. Deveremos chegar ao fim do ano com mais de meio milhão e no ano que vem, com 700 mil passageiros”, afirmou.

As vias da Companhia do Metropolitano (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Municipais (CPTM) – vinculadas à Secretaria estadual dos Transportes Metropolitanos – e da Viaquatro – consórcio privado que administra a Linha 4 – são alvo de reclamações pela lotação. Dados da Community of Metros (CoMet) indicam que a concentração de pessoas é a maior entre as 12 maiores redes metroviárias do mundo.


Batemos o recorde de passageiros na CPTM, com 2,5 milhões (em 6 de setembro), e no Metrô, com 4,150 milhões (em 12 de agosto)", disse Alckmin. Questionado sobre o colapso do sistema, minimizou a superlotação exaltando o fato de o sistema ser mais rápido e não ter congestionamentos.
"É bom que novas pessoas peguem o metrô. Elas preferem ir mais apertadas, mas chegar em casa no horário", insistiu. O governador também ressaltou que a população se motiva pela economia da tarifa. Segundo ele, é mais barato pegar um trem e depois o metrô, por R$ 2,90, do que a integração entre um metrô e um ônibus, R$ 4,29

Acompanhado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM, rumo ao PSD), o governador voltou a prometer que as novas paradas devem aliviar as estações Sé e Paraíso, já que passageiros da zona leste podem ir até a estação República (pela Linha 3 - Vermelha) e, dali, tomar a linha 4, com destino à avenida Paulista, por exemplo. Na Luz, a conexão é com a Linha 2 - Azul.

“Essas duas estações vão aliviar a Sé. A vantagem de fazer novas estações e integrar mais o sistema é que ele fica mais equilibrado. São dadas outras opções. A estação Sé, por onde passam 800 mil passageiros por dia, vai ser aliviada em 20% com a utilização da Luz e da República. Não só a Sé, mas a Paraíso
 também”, explicou Alckmin. As duas estações acumulavam, até agora, todas as conexões entre as linhas.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ressaltou que também há a estimativa de que 25 mil pessoas tenham migrado dos ônibus do corredor da avenida Rebouças e da rua da Consolação para a via. "Obviamente, eu preferia que mais gente deixasse o carro para usar o metrô", adiantou-se Fernandes.

O horário inicial de funcionamento é das 10h às 15h, de segunda a sábado. Alckmin prometeu ainda que, até o dia 30 deste mês as duas estações estarão funcionando no horário integral, das 4h40 à 0h e até a 1h aos sábados, além de operar aos domingos.

Inaugurada em maio de 2010, a Linha 4 passou um ano funcionando em horário reduzido para testes – embora a expectativa inicial fosse de que o período duraria seis meses. Com a abertura de novas estações, esse período foi sendo ampliado. Desde a última segunda-feira (12), as demais paradas já ficam abertas durante os dias úteis e aos sábados no mesmo horário do restante da rede do Metrô.

Novas estações


Alckmin afirmou que a próxima estação a ser entregue será a Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás, em 2013. Ele disse que é alto o investimento em segurança e tecnologia em todas as linhas. "Estamos investindo para diminuir o intervalo entre as composições e, com isso, aumentar a quantidade de trens", afirmou o governador.

As outras cinco estações da Linha 4 - Amarela, (Mackenzie-Higienópolis, Fradique Coutinho, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia) têm previsão de entrega somente em 2014. Sérgio Avelleda, presidente do Metrô, descartou a possibilidade de a linha estar completa para a Copa do Mundo. Segundo ele só algumas estações ficarão prontas antes do evento esportivo.

Arquivo INFOTRANSP