03 setembro 2011

Metrô de Moscou: Estratégia de transparência

A Rússia vai abrindo aos poucos suas instalações estratégicas e companhias estrangeiras. Ainda na primavera deste ano, a Companhia de Trens Metropolitanos de Moscou anunciou licitação aberta para construção de novas linhas e estações. Então, os organizadores receberam pedidos de admissão de duas gigantes mundiais: a "Hyundai" e a "Siemens". Agora, juntou-se-lhes a "Vinci" francesa, a qual já está construíndo a ferrovia de alta velocidade Moscou/São Petersburgo.
As linhas de transportes urbanos subterrâneas haviam sido concebidas desde o início não somente como um sistema de transporte, mas também como um sistema estratégico. E se algumas companhias estrangeiras já haviam colaborado de algum forma com a administração do metrô de Moscou, somente como fornecedores de material técnico. Até ultimamente, engenheiros estrangeiros não não autorizados a mexer com as estruturas subterrâneas. A já referida "Vinci", por exemplo, se havia oferecido há uns anos para construir uns estacionamentos subterrâneos no centro da cidade, disposta a investir no projeto 300 milhões de dólares, mas seu pedido fora indeferido pelas autoridades municipais. Entretanto, a Rússia em geral e muito especialmente sua capital vão mudando e se tornando cada vez mais transparentes. Por isso, convidar pessoal estrangeiros para umas obras de construção até ultimamente fechadas a olhos alheios é um imperativo da época – sublinha Vassili Tikhonov, diretor executivo do Escritório Regional Eurasiático da União Internacional dos Transportes Públicos. E continua:
"Estamos vivendo uma época nova. Os planos das autoridades moscovitas têm vindo a ampliar-se notavelmente e paralelamente têm estado surgindo umas oportunidades e uns especialistas novos. Temos uma escola excelente, porém não a única do mundo. Por isso, vale percener que também existem outras escolas construtoras de metrôs".
Todos os pedidos de admissão para a licitação, quer seja uma companhia russa, quer uma companhia estrangeira, estão sendo analisados. E todos os solicitantes participarão do concurso, o qual será vencido por quem tiver proposto a melhor relação preço - qualidade. Visto através da ótica da segurança nacional, o metrô de Moscou ainda continua como um sistema estratégico. Entretanto, as novas linhas do metrô subterrâneo e metrô ligeiro já deverão desempenha uma função exclusiva de meio de transporte. E aí a experiência acumulada por companhias estrangeiras pode perfeitamente fazer um bom serviço – contou em entrevista à nossa emissora Gueorgui Sinitski, diretor da Associação de Construtores de Túneis da Rússia. E prosseguiu:
"Uns metrôs e túneis supimpas estão sendo construídos por companhias da França, Alemanha, Grã-Bretanha e Itália. No momento, entre os melhores nesse setor situa-se também a Associação de Construtores de Túneis da China que nos últimos 10 anos construiu mais de 280 quilômetros de túneis. Atualmente, criou-se uma situação muito diferente; por isso, companhias estrangeiras são autorizadas a trabalhar em tais obras de interesse mútuo em comum com construtoras russas".
Como se supõe, serão construídos nos próximos cinco anos na capital russa quase 85 quilômetros de linhas de metrô, devendo ser abertas todo da ano quase 14 estações novas. As estatísticas haviam sido anunciadas ainda antes da divulgação do projeto de construção de uma “Moscou Nova”, ou seja, uns bairros novos no setor Sudoeste da província de Moscou. Quer dizer, os planos serão necessariamente reconsiderados para o lado de maior envergadura, possuindo, portanto, as companhias estrangeiras interessadas uma chance real para participar das obras de desenvolvimento do sistema de transportes da capital russa.

Arquivo INFOTRANSP