04 setembro 2011

Metrô de São Paulo terá 20 novos trens até 2012, diz Alckmin

Governador de SP fez vistoria nas estações Luz e República.
Estações vão integrar linhas do Metrô e da CPTM.


O Metrô de São Paulo deverá ter até o final do ano que vem 20 novos trens. A informação foi dada pelo governador paulista, Geraldo Alckmin, durante vistoria das estações Luz e República, na manhã deste sábado (3), na capital paulista. Essas estações irão integrar as linhas 1-Azul (Estação Luz) e 3-Vermelha (Estação República) à Linha Amarela. 

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao identificar que os 20 trens eram destinados à Linha 4-Amarela. Tratam-se de 6 trens para a Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha, ainda este ano, e mais 14 em 2012. O erro foi corrigido às 16h16.)

O governador embarcou na Luz e foi até a República nesta manhã. Ele manteve a previsão de inauguração das duas novas estações para o dia 15 de setembro. Alckmin ressaltou que a Linha 4 é a “linha da integração”, já que, além de ligar as linhas Azul e Vermelha, fará a interligação com quatro linhas de trem da CPTM.

Alckmin na Luz (Foto: Roseane Aguirra/G1)
 
Alckmin durante vistoria nas estações Luz e República (Foto: Roseane Aguirra/G1)

A previsão, segundo Alckmin, é que a entrada em operação das estações Luz e República pela Linha Amarela desafogue em 20% as estações Sé e Paraíso, duas das mais movimentadas do Metrô de São Paulo. O governador afirmou, ainda, que a meta para metrôs e trens da cidade, incluindo monotrilho, é aumentar de 71km para 109km, até o final de 2014.

O horário de funcionamento das estações República e Luz será das 10h às 15h, inclusive aos sábados. Já o trecho entre as estações Butantã e Paulista passará a operar em horário integral a partir do dia 12, das 4h40 até a meia noite.

Falha na Linha Vermelha

Em relação à falha elétrica ocorrida na sexta-feira (2) na Linha 3-Vermelha, entre as estações Sé e Anhangabaú, Alckmin disse que o problema está sendo averiguado.

Nesta sexta, às 12h36, um trem que estava na Estação Sé, no sentido Barra Funda, precisou ser retirado de circulação.

Os passageiros que estavam na composição tiveram que desembarcar na Sé e aguardar pelo próximo trem.

Para evitar a superlotação das estações, houve controle de acesso às catracas das estações afetadas, restringindo o fluxo. Durante o período em que a composição com problema era retirada de circulação, os demais trens da Linha 3-Vermelha circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada

Arquivo INFOTRANSP