26 setembro 2011

Ônibus alemão pode ser a solução para transporte público não poluente

Pesquisadores alemães do Instituto Fraunhofer criaram um novo conceito para o transporte público: um trem que anda na rua. Sem trilhos, o AutoTram roda com pneus de borracha no asfalto e utiliza um sistema de energia que é capaz de armazenar e liberar carga elétrica pelos trajetos.
AutoTram (Foto: Divulgação)
AutoTram (Foto: Divulgação)
 
O AutoTram tem autonomia de cerca de 2 km, o que representa de três a quatro estações de ônibus. No entanto, o veículo conta com uma espécie de “combustíveis up”: a cada vez que atinge um dos locais de carregamento, as baterias recarregam com tensão de até 700 volts e correntes de até 1000 amperes.

 O impressionante é que o tempo estimado para a recarga é de 30 segundos.


Para isso, o AutoTram contém um “supercapacitor” que armazena a energia e, em seguida, passa para a bateria que, na sequência, abastece o motor. Entre as vantagens estão não precisar parar para abastecer e não poluir como um ônibus, além de não exigir uma infraestrutura cara, já que sua tecnologia descarta fios aéreos ou trilhos de bonde ou de trem.

“Acho que o AutoTram é mais útil em países em que só exitem ônibus a diesel. Quero fazer algo novo com o transporte. Eles estão calculando que linhas aéreas e infraestrutura são muito caras comparadas ao nosso sistema”, disse Ulrich Potthoff, chefe de departamento da Fraunhofer Institute, ao site Fast Company.

Arquivo INFOTRANSP