03 setembro 2011

Governador confirma expansão

Trem até César

Na última quarta-feira, em reunião com o prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), o governador do Estado havia dito que a vinda do trem até César de Souza é algo inevitável. Na mesma ocasião, Bertaiolli havia revelado ainda que está previsto para o ano que vem o início das obras de reforma das quatro estações de trem existentes na Cidade (Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi e Estudantes), o que deve trazer o Expresso Leste em todos os horários até 2014. Ele também disse que a expansão para César só seria possível após o término destas obras.


Até o final do ano que vem, a linha 11 (Coral) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve receber mais nove composições do Expresso Leste para a realização do trajeto Estudantes/Luz. Em visita ontem a Ferraz de Vasconcelos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) reafirmou que este é o ponto de partida para a expansão do atendimento ferroviário até o Distrito de César de Souza, uma das prioridades de seu mandato.

O governador garantiu os planos, mas pretende realizá-lo após a circulação do Expresso Leste em todos os horários entre Mogi das Cruzes e Estudantes. "A ordem é o Expresso chegar a Suzano, depois Mogi e, posteriormente, a César. Após a Estação Estudantes, o sistema férreo não é eletrificado, sendo necessária autorização federal para intervenções, mas nossa meta é chegarmos lá, tudo em seu tempo", disse. A previsão de chegada do Expresso Leste a Suzano é para o segundo semestre de 2012.

O secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que também esteve ontem na cerimônia que destinou R$ 7,1 mi do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) a Ferraz, disse que deverá entrar em funcionamento até o final deste ano o sistema de integração do transporte público estadual, que envolve a CPTM, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e o Metrô. "Já estamos em testes na Estação Barra Funda. Em novembro, nós queremos anunciar o bilhete metropolitano desta integração. A EMTU atende a toda Região do Alto Tietê", destacou Edson.

Ele ainda adiantou que futuramente a integração deverá contemplar usuários das empresas de ônibus municipais. "Iremos estudar o sistema de bilhetes de cada cidade para podermos realizar essa integração", disse o secretário, sem revelar um prazo para o funcionamento pleno do projeto.

Arquivo INFOTRANSP