01 setembro 2011

Externalidades no transporte metroferroviário de passageiros

O tema estará em pauta durante a 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), no período de 13 a 16 de setembro de 2011, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Participarão do painel como palestrantes: Eduardo Alcântara Vasconcellos, consultor pela AEAMESP, Alberto Epifani, gerente de Planejamento e Integração de Transportes do Metrô SP, Antônio Carlos de Moraes, presidente da Comissão de Economia da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e o moderador Joubert Fortes Flores Filho, presidente da Comissão Metroferroviária da ANTP.
 
O painel, programado para acontecer no dia 14 de setembro, às 16h30, vai apresentar um estudo da AEAMESP sobre a conceituação e as formas de estimar as externalidades do transporte público de passageiros sobre trilhos, para possibilitar sua divulgação à sociedade de maneira didática e propor etapas para o avanço desse tema, por meio de iniciativas e estudos futuros.
 
Pedro Machado, diretor da AEAMESP, observa que é muito difícil internalizar nos sistemas metroferroviários ganhos decorrentes das externalidades positivas geradas pela sua operação. “É preciso criar mecanismos que possibilitem isso”, diz ele.
 
A 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária é realizada pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), no período de 13 a 16 de setembro de 2011, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
 
Paralelamente ao encontro, acontecerá a Metroferr2011, exposição de produtos e serviços cuja organização e comercialização estão a cargo da Marcelo Fontana Promoções & Eventos, que reúne as empresas mais representativas do setor, mostrando o que há de mais moderno em termos de equipamentos, sistemas e serviços na área metroferroviária.
 
Jayme Domingo Filho, vice-presidente da AEAMESP e coordenador técnico da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária salienta que este ano a programação oficial contará com destaques da atualidade e do futuro do setor metroferroviário inseridos nos 13 painéis de debates e nos 44 trabalhos técnicos selecionados. 
 
O vice-presidente da AEAMESP tem como perspectiva reunir mais de 2.000 participantes, entre os quais estarão estudantes, representantes da sociedade civil, de entidades de classe e de profissionais representando empresas do setor metroferroviário, originários dos vários estados brasileiros e de outros países. 
 
Serviço
 
17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
 
Data: 13 a 16 de setembro de 2011
 
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
 
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo - SP
 
Mais informações: www.aeamesp.org.br 
 
O encontro que conta com o patrocínio do Alstom, BNDES e Siemens tem como apoiadores
 

Arquivo INFOTRANSP