19 janeiro 2011

Trens do Metrô de Fortaleza passam por testes estáticos

Trens do Metrô de Fortaleza passam por testes estáticos

Os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar na Linha Sul do Metrô de Fortaleza já estão passando por testes estáticos no Centro de Manutenção, em Pacatuba. Estão sendo avaliados todos os sistemas, tais como de ar-condicionado, elétricos, de iluminação, de fechamento e abertura de portas.

Até o fim de março, um trecho de dois quilômetros entre as estações Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú) e Raquel de Queiroz (Pajuçara) deve ser eletrificado para que sejam iniciados os testes com o trem em movimento. O Metrô deve entrar em operação até o fim de 2011.

Os dois equipamentos que estão no Centro de Manutenção fazem parte de um conjunto de 20 trens, que formarão 10 composições de 80 metros, cada. Cada composição é formada por três carros: duas caixas com cabine nas extremidades (o que permite que o trem ande nas duas direções sem precisar fazer retorno) e uma caixa só para passageiro no centro. O valor investido pelo Governo do Estado na aquisição dos trens foi de R$ 240 milhões.

Os trens são movidos à tração elétrica. Cada composição de 80 metros tem capacidade de transporte de até 900 passageiros. O equipamento possui assentos acolchoados, bagageiro, sistema de ar-condicionado e são dotados de comunicação sonora e visual para orientação dos usuários. Durante o trajeto, o veículo poderá atingir até 80 km/h.

O novo meio de transporte tem também câmeras internas e externas, que contribuem para a segurança dos usuários. O condutor poderá, por exemplo, saber se todos os passageiros já entraram para poder seguir viagem. O equipamento também atende às normas de acessibilidade. As portas do trem são largas, garantindo a entrada de cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, e possuem sensor para orientar pessoas com deficiência visual. Nas composições, há assentos com cinto de segurança destinados exclusivamente a cadeirantes.

Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros


Os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar na Linha Sul do Metrô de Fortaleza já estão passando por testes estáticos no Centro de Manutenção, em Pacatuba. Estão sendo avaliados todos os sistemas, tais como de ar-condicionado, elétricos, de iluminação, de fechamento e abertura de portas.


Até o fim de março, um trecho de dois quilômetros entre as estações Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú) e Raquel de Queiroz (Pajuçara) deve ser eletrificado para que sejam iniciados os testes com o trem em movimento. O Metrô deve entrar em operação até o fim de 2011. 

Os dois equipamentos que estão no Centro de Manutenção fazem parte de um conjunto de 20 trens, que formarão 10 composições de 80 metros, cada. Cada composição é formada por três carros: duas caixas com cabine nas extremidades (o que permite que o trem ande nas duas direções sem precisar fazer retorno) e uma caixa só para passageiro no centro. O valor investido pelo Governo do Estado na aquisição dos trens foi de R$ 240 milhões.

Os trens são movidos à tração elétrica. Cada composição de 80 metros tem capacidade de transporte de até 900 passageiros. O equipamento possui assentos acolchoados, bagageiro, sistema de ar-condicionado e são dotados de comunicação sonora e visual para orientação dos usuários. Durante o trajeto, o veículo poderá atingir até 80 km/h.

O novo meio de transporte tem também câmeras internas e externas, que contribuem para a segurança dos usuários. O condutor poderá, por exemplo, saber se todos os passageiros já entraram para poder seguir viagem. O equipamento também atende às normas de acessibilidade. As portas do trem são largas, garantindo a entrada de cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, e possuem sensor para orientar pessoas com deficiência visual. Nas composições, há assentos com cinto de segurança destinados exclusivamente a cadeirantes.

Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros


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